Foto: André Santos/ Divulgação
A Área de Preservação Ambiental (APA) Baleia Sahy ganhou seu plano de manejo nesta sexta-feira (5), no Dia do Meio Ambiente.
O prefeito Felipe Augusto assinou decreto em uma cerimônia com poucas pessoas no Instituto Verdescola, em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião.
Neste documento é estabelecido o zoneamento e quais as normas que devem nortear o uso da área, incluindo como deve ser feito o controle dos recursos naturais e a implantação de estruturas físicas necessárias para a gestão da APA de forma interativa, com o planejamento e a gestão municipal.
De acordo com o prefeito Felipe Augusto, o plano de manejo é uma ferramenta de contribuição para as próximas gerações. “É a defesa do Meio Ambiente se materializando em um documento muito importante”, considerou Felipe Augusto ao falar do uso sustentável como um dos pilares para a melhoria da qualidade de vida da população que reside no entorno.
Vale destacar que o plano de manejo é um documento técnico fundamentado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, e que segue critérios e normas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
A presidente do Instituto Verdescola, Maria Antônia Civita, destacou o empenho do Governo Municipal e a importância da sociedade civil atuar parceira do Poder Público.
“Agradeço o prefeito Felipe Augusto que entendeu a importância dessa área preservada”, ressaltou Maria Antônia.
Conservação - A ação do Governo Municipal se dá em parceria com a sociedade civil. Desde a criação da unidade de conservação, o Instituto Conservação Costeira (ICC), entidade ambientalista atua em parceria com o Governo Municipal na gestão da área.
Esse modelo de administração da área é acompanhado por um Conselho Gestor formado paritariamente de membros do Poder Público e da sociedade civil que atua na região.
A advogada Fernanda Carbonelli presidente do ICC considera a realização de um sonho. “A comunidade esteve envolvida em todo o projeto de construção do plano de manejo para São Sebastião ter hoje, na comemoração da Semana do Meio Ambiente, este plano promulgado, o que é um marco ambiental histórico para a cidade”, destacou Fernanda.
A APA Baleia Sahy é uma Unidade de Conservação Municipal criada em 2013 em área que se estende entre as praias da Baleia e Barra do Sahy. São mais de 87 espécies da fauna nativa da Mata Atlântica protegidas no local.
Comentários
Postar um comentário