Município implanta sinalização de solo com faixas coloridas para indicar diferentes alas do hospital aos pacientes








Projeto prevê em uma segunda etapa a identificação de pacientes e visitantes com crachás alusivos a cor de cada setor

O paciente ou acompanhante que for até o Hospital de Clínicas de São Sebastião nos próximos dias poderá notar a diferença na identificação visual de alas e principalmente a instalação de faixas coloridas no chão de praticamente todo o hospital.

A ação, que faz parte do projeto de Padronização da Sinalização Hospitalar é mais um investimento feito pela direção da unidade com o intuito de facilitar e melhorar o atendimento à população.

Com a instalação destas faixas as principais alas do hospital foram identificadas em seis cores diferentes e a partir da recepção as faixas coloridas seguem pelos corredores e levam a pessoa até o ponto indicado.

De acordo com o interventor do hospital Cláudio Delgado, o projeto de sinalização de solo é um sonho antigo da direção bem como dos integrantes da Comissão de Padronização de Equipamentos.



Segundo ele, o paciente que precisar ir até a clínica médica, por exemplo, deverá seguir a faixa azul instalada no chão, assim como a pessoa que precisar chegar até a pediatria deverá seguir a faixa amarela (confira a relação de cores).

Delgado destaca que, este tipo de identificação é utilizado em grandes hospitais e é um pedido antigo da comissão de padronização. “Agora conseguimos tirar a ideia do papel e colocá-la em prática”, explica o interventor enfatizando que o objetivo é facilitar o trânsito de pacientes dentro da unidade hospitalar.

Ainda de acordo com o interventor em uma segunda etapa a intenção é fazer com que o paciente ou o seu acompanhante já receba na recepção um crachá com a identificação da ala e sua respectiva cor. “A intenção é evitar que pacientes transitem em setores que não estão autorizados e com os crachás será mais fácil ter o controle do acesso”, destaca.



Recentemente foram feitas obras na cozinha e recepção do pronto socorro com um investimento de cerca de R$ 20 mil. Na cozinha do hospital, de onde saem em media 350 refeições por dia, foram instalados novos exaustores e dentro de alguns dias coifas serão colocadas em cima dos fogões industriais. Esta medida deverá minimizar o calor no local. O estoque de alimentos na cozinha do hospital também conta com novos equipamentos como os chamados paletes plásticos que evitam com que os alimentos tenham contato com o chão.

A recepção do Pronto Socorro também deverá receber dentro de mais alguns dias um novo sistema de ar condicionado com capacidade para 60 mil BTus.

No ano passado outras ações importantes foram executadas pela direção do hospital entre elas as bandejas térmicas para auxiliar no transporte de alimentação de seus internos, doação de livros para a brinquedoteca da ala infantil.



Cor: Setor



AMARELO PEDIATRIA

VERDE APARTAMENTOS

VERMELHO UTI/SEMI-INTENSIVA

AZUL CLÍNICA MÉDICA

PRETO ALA CIRURGICA

VERDE E BRANCO MATERNIDADE

BRANCO CENTRO CIRURGICO

Fonte: HCSS







































13/02/2014 - SÃO SEBASTIÃO

Comentários