Prefeitura continua com a ação de combate à dengue


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), através do Departamento de Vigilância em Saúde, tem realizado um trabalho intenso em todo o município no combate ao mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além dos alertas educativos e medidas de prevenção, a Prefeitura também realiza ações específicas após o identificação positiva para uma dessas doenças.
Assim que uma pessoa é diagnosticada positivamente, ela passa a ser acompanhada pela equipe de vigilância epidemiológica municipal, que comunica a equipe de endemias sobre o caso.
A partir daí, é traçado um plano que visa combater a proliferação do mosquito e, por consequência das doenças:
- A primeira ação é fazer o controle por meio dos agentes de endemia, que visitam as casas próximas à da pessoa contaminada. Essa é a ação mais eficaz contra a dengue, pois localiza e extermina criadouros e larvas do mosquito, evitando que ele se multiplique.
- A segunda parte do processo é a nebulização costal, em que os agentes pulverizam as ruas e domicílios da área detectada. Essa ação mata o mosquito e ajuda a reduzir o número de casos de dengue.
- Para reforçar o bloqueio da transmissão, é feito também a nebulização veicular (popularmente conhecido como “fumacê”) nas ruas para combater o mosquito.
A Prefeitura enfatiza que a participação dos moradores é essencial, pois de acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, a maioria dos criadouros foi encontrado nos quintais das residências.
Portanto, se os criadouros não forem eliminados nas casas, a nebulização é pouco efetiva, já que mata apenas os mosquitos adultos e não as larvas.

Comentários