Prefeitura mantém investimentos em EPIs no Combate à COVID-19













A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), não tem medido esforços para entregar aos seus profissionais equipamentos que sirvam de escudo ao coronavírus.

A captação desses materiais é incessante: todos os dias, a SESAU busca novos fornecedores e artigos variados que visam a preservação das equipes que estão na linha de frente dessa pandemia, afinal, são elas que irão cuidar das pessoas contaminadas pela doença.

Uma das grandes preocupações do governo municipal é com os equipamentos de proteção individual (EPI). São máscaras, óculos, aventais, macacões, insumos necessários para o dia a dia do pessoal da saúde.

A utilização desses equipamentos varia de acordo com o nível de exposição ao vírus. Quanto maior o risco de contágio, maior é o nível de segurança do equipamento.

Em casos em que a ameaça é menor, como os postos de saúde, que atendem somente casos de coronavírus de baixa complexidade, e Unidades de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), indica-se o uso de óculos de proteção, luvas, máscara, touca e avental cirúrgicos.

Já para situações em que o risco é elevado – como ocorre com as Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU, as equipes de UTI, salas de emergência, com profissionais em lugares que tratam apenas de COVID-19 – o EPI tem que oferecer mais segurança. Entende-se que, nessas situações, a quantidade de vírus é elevada.

O profissional, para que não seja contaminado, precisa ter uma barreira de proteção muito maior, visto que o vírus, além de estar em gotículas, ele também fica em superfície.

Em áreas críticas, com alto risco biológico, não é só o paciente que é uma fonte de transmissão, mas tudo o que está em volta.

Nesses casos, é necessário estar melhor equipado, com óculos e macacão de proteção, luvas e máscara modelo N95 – indicada para tratamento de doenças respiratórias, desenvolvida para impedir a passagem de partículas e defender a pessoa de um possível contágio.

A Prefeitura continuará investindo na aquisição de equipamentos que possam salvaguardar as equipes de saúde, pois acredita que essa seja uma maneira de fortalecê-las no atendimento à população e no enfrentamento ao coronavírus.

Comentários