Prefeitura realiza mais de 18 mil atendimentos a pessoas com deficiência e idosos


 
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), oferece projetos e programas de atendimento à população que necessita de atenção especializada, assunto de suma importância para a gestão atual.
Graças ao seu empenho, São Sebastião já passa de 18 mil atendimentos e de mais de 90 eventos, projetos, parcerias e programas voltados exclusivamente a esse público da cidade.
Essas foram ações que aconteceram antes da assinatura do decreto nº 7707/2020, em vigor a partir de 16 de março, em que a Prefeitura suspendeu todas as atividades que geram aglomeração de pessoas como medida temporária no combate e prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus).
A Prefeitura também determinou a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além de fundos de captação de recursos para concretizar tais ações.
Dentro as atividades realizadas pela Prefeitura nesta área, destacam-se:
Oficina de Acesso: atua na reforma de cadeiras de rodas, de banho e de demais recursos para ofertar à população. Hoje, são 11 pessoas com deficiência (PcDs) empregadas e 273 equipamentos entregues.
Projeto Turismo de Aventura Especial: oferece momentos de lazer, cultura e turismo para 380 PcDs e idosos, através de passeios programados, com equipe capacitada e equipamentos adaptados para trilha.
Programa Idoso Seguro: beneficia 212 pessoas atualmente e tem como objetivo promover atividade física e campanha de prevenção de quedas na melhor idade.
Programa Passe Livre: credencial que oferece transporte gratuito a 1.150 PcDs do município.
Programa Tecnologia Assistida: em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), entrega órteses, próteses, cadeiras de rodas, de banho, andadores, muletas, bengalas e auxiliares a PcDs. Atualmente são 237 equipamentos emprestados e 130 equipamentos entregues.
 
Para saber desses e de outros programas e cursos, entre em contato com a SEPEDI, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, no Porto Grande.
Telefone: (12) 3892-2669 ou (12) 3892-4890.

Comentários