Prefeitura inaugura Primeiro Centro Gestacional de São Sebastião


A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), inaugurou o primeiro Centro Gestacional Harmonia para a Vida, na última terça-feira (10/03), na Rua da Praia, no Centro Histórico. 
De acordo com a FSPSS, o Centro Gestacional é o primeiro do Brasil, onde serão realizadas práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias alternativas e complementares em saúde, com o objetivo de garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.
“É uma honra e a realização de um sonho para ANEP Brasil estar aqui junto à prefeitura, neste projeto ousado que vislumbra o futuro, um futuro melhor para o país inteiro. É o primeiro Centro Gestacional de Harmonia para a vida do país e do mundo, então é um motivo de muito orgulho pela iniciativa”, parabenizou a presidente da Associação Nacional de Educação Pré-Natal (ANEP), Carla Machado.
A criação do espaço foi pensada para garantir uma politica pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e aprovado pelo Ministério da Saúde, na implantação de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fez a entrega do Centro e contou sobre a importância de um local dedicado a saúde das grávidas da cidade. “O Centro Gestacional Harmonia para a vida é um acompanhamento das gestantes, com uma série de ações que integram o dia-a-dia delas, políticas públicas favoráveis a essas mamães que precisam do apoio do poder público”, destacou.
A enfermeira obstetra e coordenadora das terapias alternativas e ambulatório obstétrico da gestação do alto risco, Carla Bruço, comemorou a inauguração do novo espaço. “Nós já atendemos gestantes de alto risco na sala de espera há três anos, e agora temos este Centro, que é um avanço maravilhoso para termos uma geração melhor, mais tranquila, mais equilibrada e mais cheia de amor”, disse. 

Comentários