Prefeitura desenvolve ações online para idosos e pessoas com deficiência








Prefeitura desenvolve ações online para idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), juntamente as secretarias de Saúde (SESAU), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Fundo Social desenvolve ações voltadas as pessoas com deficiência (PcDs) e idosos para que fiquem em casa, desde o início das medidas preventivas (decretos municipais) e da quarentena estadual, devido ao Novo Coronavírus.

Entre estas ações, Projeto Atividade Descentralizada, juntamente ao Programa Mais Vida do Fundo Social, em que são ofertadas atividades online, por redes sociais, aos idosos e pessoas com deficiência, evitando que fiquem ociosos neste período (atividade física, cognitiva, entre outras).

Uma cartilha específica para Instituições de Longa Permanência (ILP) foi elaborada com orientações, tais como, evitar aglomeração interna, entre outras informações a idosos e PcDs no combate ao Novo Coronavírus. O manual pode ser acessado pelo site: https://ilpi.me/

Outros materiais foram disponibilizados pelo Governo Federal e distribuídos pela SEPEDI, via internet, para coordenadores de serviços, Centros de Reabilitação, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Programa Mais Vida, e também aos parceiros, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Lar Vicentino, Centro de Convivência da Terceira Idade Pontal da Cruz, Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI Polvo) e Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade de São Sebastião (Faculti), com relação aos cuidados básicos de higiene, estresse durante a quarentena, e demais assuntos pertinentes a Covid-19.

Os atendimentos presenciais estão suspensos, por tempo indeterminado e podem ser feitos pelo número (12) 3892-2690. As orientações e acompanhamentos com os responsáveis das instituições que atendem diretamente idosos estão em conformidade com as medidas adotadas pela Prefeitura de São Sebastião, Secretaria de Saúde (SESAU), governos Estadual, Federal e Organização Mundial de Saúde (OMS) para atualizações.

O Programa de Tecnologia Assistiva, parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) - em que são feitas avaliações e entrega de cadeira de rodas, órteses, próteses e outros - está suspenso. Na última semana foram entregues equipamentos em domicílio.

Também foram interrompidos, por tempo indeterminado, os programas, projetos, cursos e oficinas Passe Livre; Oficina de Acesso; Projeto Turismo de Aventura Especial; Curso de Inclusão Digital e Inglês (parceria com a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) Centro Paula Souza (CPS) ; Projeto Onda Azul (parceria com a Associação Onda Azul); Portas Abertas; Idoso Seguro; Horta; Comunicação Inclusiva; Curso de Libras e Braille, Praia Acessível; Educação Financeira e Direito do Consumidor; Cadastramento e Avaliação Funcional; Formação e Capacitação; Reuniões de Conselhos e eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo número: (12) 3892-2669.

Medidas Preventivas e Quarentena

O governador de São Paulo, João Dória determinou quarentena, desde a última terça-feira (24), pelo período de 15 dias, até o dia 07 de abril, nos 645 municípios do estado.

Tais restrições já haviam sido tomadas pela Prefeitura de São Sebastião, através de decretos municipais, desde o último dia (16), e correspondem aos critérios adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e governos federal, estadual e municipal, em entendimento ao Decreto Municipal 7.707/2020, que tem intensificado os treinamentos dos funcionários da rede de saúde, através do Comitê de Gestão de Crise (CGC), com atualizações diárias dos protocolos de combate ao Novo Coronavírus no município.

Campanhas educativas, informativas e atualização de dados são divulgadas constantemente por todos os canais de comunicação da Prefeitura de São Sebastião.

Comentários