Prefeitura de São Sebastião promove capacitação sobre dengue para profissionais da Saúde



A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu uma capacitação e orientação para profissionais da saúde, sobre o monitoramento das áreas mais infestadas pelo Aedes aegypti no município. A ação aconteceu na última sexta-feira (14), no Centro de Saúde Josiane Pereira, do bairro Topolândia, na região central.

A capacitação reuniu cerca de 40 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Topolândia, Olaria, Itatinga e Varadouro, para esclarecimento de dúvidas e elaboração de estratégias para orientação dos munícipes quanto aos cuidados contra a dengue.

Na capacitação, também foi apresentado o monitoramento das áreas mais infestadas pelo mosquito na cidade, através do geoprocessamento, ferramenta esta que permite visualizar com maior precisão todos os casos da doença e também os índices de infestação. Dessa forma são identificados os locais de ação para combate à proliferação do mosquito ou disseminação do vírus.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, a ação é chamada “controle de criadouros” e faz parte de uma série de atividades realizadas pelos agentes, do qual também visitam os imóveis da população em busca dos possíveis criadouros do mosquito.

O Agente Comunitário de Saúde da USF Itatinga I, Vitor Motta Sant’Anna, falou sobre importância da ação. “É extremamente necessário que o ACS passe por treinamento antes de fazer a visita casa a casa. Como nós estamos diariamente em contato com a população, temos facilidade em repassar as informações, principalmente quanto aos cuidados contra a dengue” disse.

Comentários