Festa da Folia de Reis do Morro do Abrigo valoriza cultura tradicional de São Sebastião








A tradicional Festa da Folia de Reis do Morro do Abrigo aconteceu no último sábado (18), reunindo dezenas de pessoas no bairro para a celebração.

Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), a festividade teve o intuito de valorizar e preservar umas das principais manifestações religiosas, culturais e folclóricas da região.

A programação iniciou com a apresentação da passagem dos três arcos, sendo no primeiro arco o anjo anunciando o nascimento do menino Jesus; no segundo arco a representação da virgem Maria e o terceiro arco representando o Rei Horodes, tentando impedir a folia de passar, encenando com os mascarados uma luta; finalizando com a passagem da coroa para os próximos festeiros.

De acordo com os organizadores e foliões, essa é a 56ª edição da festa, trazida da cidade de São José do Barreiro pelo mestre Mário Cândido e contra mestre Jaime Cândido.

Para o diretor artístico e cultural da Fundass, Adbailson Cuba, a festa já se tornou uma tradição no bairro. “A festa da Folia de Reis do Morro do Abrigo é realizada todo ano, recebendo o apoio da Prefeitura, que investe na doação de novos instrumentos, materiais para decoração e novas indumentárias, uniformes, além da estrutura de som e adequações no espaço da folia, assim como também é investido na Congada, com o objetivo de salvaguardar essas tradições”, disse.

O diretor artístico ainda ressaltou que no município há também a Folia de Reis da Costa Sul, a Cia. de Reis do Litoral e a Folia de Reis do Pontal da Cruz, esta última, cuja a festa está prevista para acontecer no dia 1º de fevereiro.

Comentários