Prefeitura promove 1º encontro de Grêmios Estudantis








Os dez grêmios estudantis das escolas municipais de São Sebastião participaram, na última sexta-feira (06), no Teatro Municipal, do 1º encontro de grêmios estudantis do município de São Sebastião. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Diretoria de Ensino de Caraguatatuba.



O evento contou com a presença das 8 escolas estaduais de São Sebastião e os grêmios estudantis das dez escolas municipais vinculados ao projeto “Jovens em Ação”.



Os grêmios municipais participaram de interações entre os demais grêmios estudantis estaduais. Além disso, os alunos das escolas municipais apresentaram ações realizadas durante o ano nas escolas, e as escolas estaduais participaram de apresentações Slam, que são produções artísticas e poéticas com temas livres e originais e o Haka, que são danças típicas que representam o orgulho de um povo. Cada grêmio estudantil municipal e estadual teve a oportunidade de se apresentar por 3 minutos.



Além disso, o encontro contou com palestra de Jameson Duarte, conselheiro tutelar desde 2014 em Caraguatatuba, tesoureiro da UPES - União Paulista dos Estudantes, fundador e ex-presidente da UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas, que falou sobre a experiência de ter sido líder de um grêmio estudantil, ações a serem feitas no grêmio e como o grêmio tem que agir.



O aluno do grêmio estudantil da rede municipal, Felipe Gabriel Vieira Santos, contou como foi à experiência no encontro. “Foi bom e triste ao mesmo tempo, o último encontro do grêmio estudantil 2019, só de pensar da tristeza, mas estar junto com as outras escolas foi divertido. Foi muito bom mais uma vez ver os trabalhos realizados de outras escolas, e como elas chegaram a tal ideia, fora as apresentações das escolas estaduais que foram incríveis”, contou.



Já a estudante Raissa Maria Ferreira Aleixo afirmou que o encontro trouxe novas ideias de ações a ser adotadas. “Eu adorei o encontro; tivemos a oportunidade de conhecer o grêmio das escolas estaduais e saber o que aconteceu durante o ano nas escolas municipais. Gostei muito pois, com isso, já tivemos várias ideias para ações no ano de 2020”, comentou.



Grêmio estudantil



O grêmio estudantil possibilita a exposição de ideias, reivindicações e anseios de maneira organizada e democrática. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social. É uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade onde os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões.






















Prefeitura de São Sebastião


www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários