Prefeitura de São Sebastião comemora sucesso do programa Lions Quest com formatura de 250 estudantes




Alunos da rede municipal participam de programa internacional de prevenção do uso de drogas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com o Lions Clube Internacional realizou, nesta terça-feira (10), a formatura do programa Lions Quest, com participação de 250 alunos da rede pública municipal de ensino.

O evento, realizado no Teatro Municipal, envolveu estudantes dos 6º e 7º anos, das escolas Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, que integra o programa desde agosto de 2018 e, da Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, inserida em abril deste ano.

A proposta do Lions Quest une o aluno, sua família, a escola e a comunidade, num trabalho de desenvolvimento construtivo dos jovens, por meio da promoção de habilidades socioemocionais, como assumir responsabilidades; comunicar-se eficazmente; estabelecer metas; tomar decisões responsáveis e resistir à pressão para o uso de drogas ou álcool.

A Bianca Daniela Dias da Silva, 13 anos, aluna do 7º ano da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro disse que foi muito bacana participar. “Participo desde o ano passado e torci muito para continuar este ano. Aprendi muitas coisas legais, principalmente sobre como é ruim usar drogas ou fazer bullying com as pessoas. Espero continuar no ano que vem”, comentou.

Segundo a professora do programa, Rosineia Garçon de Souza, a capacitação atende as recomendações da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Os estudantes são estimulados a pensar sobre empatia, autocuidado e respeito ao próximo. Podemos afirmar que o programa já é um sucesso em nossa cidade, e claro, a ideia é expandir, inclusive com a capacitação de novos professores”, destacou.

Para a diretora da EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, Maria Goretti Machado Rosa, a iniciativa oferece habilidades importantes para a vida. “A aprendizagem não se trata apenas de temas científicos, mas também está ligada a fatores como se relacionar e suportar as frustações. Nesse sentido, o conteúdo do Lions Quest é muito importante, pois contribui diretamente com essas questões”, comentou.

Premiação do Cartaz da Paz

Na ocasião, também foram reconhecidos os finalistas do Concurso Cartaz da Paz 2019/2020, realizado anualmente pelo Lions Clube Internacional, e que dá às crianças de todo o mundo a chance de expressar suas visões da paz e inspirar o mundo por meio da arte e da criatividade.

Em São Sebastião, a iniciativa contou com a participação dos alunos dos 7º anos da escola Patrícia Viviani. O vencedor da etapa municipal, João Marcos Sales Silva, 12 anos, foi o selecionado para concorrer entre os escolhidos da fase nacional.





Prefeitura de São Sebastião


www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários