Projeto Onda Azul promove vivência na praia de Barequeçaba



Os cerca de 30 alunos do Projeto Onda Azul, promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com a Associação Onda Azul, participaram no último sábado (23), de uma aula especial, na praia de Barequeçaba, na região central do município.

Desta vez, a iniciativa que proporciona aulas de surfe para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contou com o apoio especial da Escola de Surf de Barequeçaba, coordenada pelo professor Walter Adil, mais conhecido como Waltinho.

“É uma alegria muito grande fazer parte disso, porque desde o início do projeto eu torcia para que ele fosse uma realidade em São Sebastião. Eu estou muito feliz em ver meus alunos participando e apoiando esse projeto junto comigo”, comentou Adil.

Seguindo a metodologia proposta e desenvolvida para atender as pessoas com autismo, os voluntários que auxiliam os surfistas dentro e fora do mar, receberam orientações gerais da coordenadora do projeto, Sandra Lamb, sobre o acolhimento dos participantes e suas famílias.

A auxiliar de saúde bucal, Daniela Ferreira de Moraes, 38 anos, mãe do Luís Eduardo, 12 anos, comentou com alegria o fato de seu filho participar do Onda Azul. “O autista é apaixonado por água e, aqui, além de tudo você tem a interação social com outras crianças. O esporte ajuda de várias formas, inclusive na coordenação motora. Não tem nada que pague a felicidade deles. O projeto é um sucesso”, disse.

O Onda Azul conta com o apoio da Instituto Gabriel Medina (IGM) e Arte Sup, e neste dia, teve ainda a colaboração do Barequeçaba Praia Hotel. As aulas sempre são acompanhadas por um guarda-vidas.

Serviço: para participar do projeto é preciso se inscrever na SEPEDI, que fica na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, no Porto Grande; ou pelo e-mail ondaazulsaosebastiao@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-2669 e (12) 3892-4890.

Comentários