Prefeitura promove passeio ecológico com idosos e pessoas com deficiência no Parque Estadual da Serra do Mar






Cerca de 40 pessoas com deficiências e responsáveis, puderam conhecer a primeira trilha acessível do Estado do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), promoveu nesta quarta-feira (27), um passeio ao Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba, com os usuários atendidos no Centro de Referência PCD e do Idoso (CAPS 1, e o Lar Vicentino), que participam do projeto “Turismo de Aventura Especial”.

As pessoas com deficiência puderam desfrutar de um lazer ecológico junto à natureza através de uma trilha de 1 km totalmente acessível, que liga a uma cachoeira, onde aproveitaram para dar um mergulho. Guiados por Vanessa, monitora ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar, cerca de 40 pessoas com deficiências e profissionais participaram do passeio, entre eles três cadeirantes.

Para o responsável pelo projeto e membro da SEPEDI, Anderson Luiz Medeiros, que esteve acompanhando a trilha “o projeto tem como objetivo oferecer condições para que pessoas com deficiência e idosos possam ter experiências de lazer, esporte e turismo, usufruindo do contato com a natureza, diminuindo, assim, o preconceito e assegurando a existência de opções que permitem a prática de ecoturismo e de atividades de aventuras adaptadas”.

Kayê Vinicius, 28, um dos pacientes do CAPS 1, que fez o percurso da trilha, falou que sempre gostou do contato com a natureza. “Gostei muito do passeio que a SEPEDI nos proporcionou. É a primeira vez que pude participar de uma trilha acessível junto aos meus colegas, relatou Kayê.

O projeto “Turismo de Aventura Especial” criado pela SEPEDI em 2018, tem como finalidade quebras paradigmas, e garantir às pessoas com deficiência e idosos independentemente das diferenças, à prática esportiva, lazer e a interação à sociedade, promovendo a participação social conforme direito de qualquer cidadão.

O passeio contou com as parcerias da empresa União do Litoral e da Secretaria de Esporte (SEESP) que disponibilizaram dois ônibus para a locomoção dos pacientes, e também a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), que disponibilizou uma enfermeira para os cuidados necessários com os pacientes.



O Passeio fez parte da 3ª Semana do Idoso que segue com a seguinte programação:

28/11 – Quinta-feira – Fórum de Empregabilidade, mesa redonda sob o tema “Os Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, com Rodrigo Tude, Telmo Rodrigues, Flora Barbosa e Andréa Souza, 19h, auditório da Faculdade São Sebastião (FASS), Rua Agripino José do Nascimento, 177, Centro;

29/11 – Sexta-feira – Atividades na Praia, InterCaps do Litoral Norte, 9h, Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores);

30/11 – Sábado – Vivência Onda Azul – Surf para Autistas, 9h, Instituto Gabriel Medina, Avenida Dr. Francisco Loup, 893, Maresias;

02/12 – Segunda-feira – Capacitação da Equipe de Odontologia do Município – ‘Atendimento as Diferentes Deficiências’, palestrante Dr. João Carlos da Rocha, das 9h às 17h, auditório do Sindicato dos Petroleiros de São Sebastião (Sindipetro), Rua Auta Pinder, 218, Centro;

03/12 – Terça-feira – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Apresentação do Musical e Humor “Eficientes Físicos”, de Valério Wiz e Beto Di Franco, Premiação Parceiro Destaque Lacre Amor e Exposição “História da Pessoa com Deficiência”, 18h30, Anfiteatro da Rua da Praia, Centro.

Comentários