Prefeitura promove curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual






Capacitação ministrada na SEPEDI tem carga horária de 20 horas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) iniciou, na última quinta-feira (24), o curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual, voltado para toda a comunidade, no salão da SEPEDI.
De acordo com as professoras do curso, Ivani da Silva Bonfim, deficiente visual, e Sandra Lamb, o objetivo é capacitar os interessados ao atendimento às necessidades dos deficientes visuais para atividades cotidianas. Entre os temas abordados, Cegueira e Baixa-Visão, suas causas e formas; Orientação e Mobilidade, uso da bengala, deslocamentos em ambientes internos e externos; alfabetização pelo método Braille; Soroban, instrumento para cálculo, entre outros.
A funcionária pública Cristina Sidrins, moradora do bairro Topolândia, elogiou a capacitação. “Faço pós-graduação em educação especial. Um curso deste nível agrega conhecimento, e ainda de graça, oferecido pela prefeitura, é simplesmente, fantástico”, analisou Cristina. “Vim aprimorar meus conhecimentos. Inclusão é informação”, definiu a professora Daniela Barboni, do bairro São Francisco.
“Já trabalho com alunos surdos. Estudo nunca é demais. Moro em São Sebastião há 25 anos e nunca vi um curso para deficientes visuais. Quando li a matéria no site da prefeitura, vim até a SEPEDI fazer a inscrição rapidamente”, afirmou a professora Maria José Leandro de Souza Silva, da Topolândia. A capacitação terá duração de 20 horas, com entrega de certificados ao término.

Comentários