Após 27 anos de espera, Prefeitura de São Sebastião entrega novas viaturas de fiscalização ambiental











Os agentes da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de São Sebastião poderão realizar suas ações de forma mais adequada e com maior conforto. Isso porque a Administração adquiriu, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUMDAM), cinco novos veículos, sendo três viaturas exclusivas para fiscalização e dois carros para uso de rotina do setor.

O pacote de investimento incluiu ainda a aquisição de cinco tablets, cinco equipamentos de GPS (em inglês global positioning system), cinco mochilas estanques, dois drones e uma impressora. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), o valor total para compra dos itens supera R$ 500 mil. Ainda segundo a SEMAM, os recursos do FUMDAM são frutos de repasse dos valores arrecadados pela Prefeitura com taxas e multas ambientais.

Para o servidor sebastianense Jairo Moura, fiscal de meio ambiente há 27 anos, os novos materiais são uma grande conquista. “As viaturas e os equipamentos vão fazer uma grande diferença no nosso trabalho, pois há 27 anos temos dificuldades de trabalhar em locais de difícil acesso, por falta de veículo apropriado. Aguardamos por isso por todos esses anos”, lembrou.

Segundo a vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) e presidente do Instituto Conservação Costeira, Fernanda Carbonelli, é uma satisfação participar da entrega dos veículos. “Hoje, com muito esforço e apoio da sociedade civil pudemos ver a entrega desses veículos que serão muito importantes para a fiscalização ambiental, assim como, para atender mais demandas, já que temos uma costa extensa. Nós, do Conselho, estamos muito satisfeitos em poder cooperar com a prefeitura”, finalizou.

Fiscalização Ambiental

Um levantamento realizado pela SEMAM mostra que, desde 2017, já foram realizadas mais de 900 autuações por obras irregulares; mais de 1.000 por esgoto irregular – sendo mais de 600 somente em 2019; mais de 600 autuações por manutenções de terrenos feitas de forma irregular; e mais de 80 autuações por desmatamento ilegal.

Comentários