Setembro Amarelo: Prefeitura de São Sebastião realiza roda de conversa com tema “Prevenção ao Suicídio na terceira idade” para idosos da FACULTI


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou nesta quarta-feira (18), uma roda de conversa com os idosos atendidos pelo núcleo do projeto Valorizando a Pessoa Idosa (VPI), da Topolândia.

O evento que teve como tema “Prevenção ao Suicídio na Terceira Idade”, aconteceu em razão da campanha nacional de prevenção ao suicídio conhecida como ‘Setembro Amarelo’ e, reuniu cerca de 30 idosos no Centro Comunitário do bairro.

Dirigido pelo coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV), Geraldo Donizete do Nascimento, o encontrou apresentou aos participantes o serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio, que atende gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Para a aposentada atendida pelo VPI, Maria Lúcia Chaves, foi uma excelente oportunidade para conversar sobre o assunto. “Tivemos uma manhã muito proveitosa, pois o tema abordado é realmente importante de ser abordado. Eu já passei por isso em uma tentativa de suicídio quando estava com depressão. Foi um momento muito difícil, mas hoje eu entendo isso graças ao apoio que recebi. O que mais quero agora é viver”, comentou.

Segundo Geraldo Donizete, os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, referentes a 2017, indicam que os idosos com mais de 70 anos lideram o ranking no País – são quase nove casos a cada 100 mil habitantes.

“Considerando que o abandono ao fim da vida é uma das principais causas de suicídio entre os idosos, mostrar o CVV como uma alternativa para desabafarem ou pelo menos ter com quem conversarem quando se sentirem sozinhos, é de suma importância e pode salvar vidas”, destacou.

O projeto Valorizando a Pessoa Idosa (VPI) é desenvolvido pela Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade (FACULTI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

Comentários