Projeto Garoçá mantém horta com técnicas de compostagem





Há mais de um ano as crianças do Projeto Garoçá mantém uma horta com técnicas de compostagem, nas dependências da sede do projeto para cultivo de hortaliças, em parceria com o Instituto Supereco.

De acordo com a professora de apoio pedagógico, Fabiana Medeiros, com a técnica de compostagem, o adubo é produzido com lixo orgânico, o que promove a conscientização ambiental, cidadania e também alimentação saudável para crianças e funcionários, além de familiares.

Para a aluna Ana Beatriz Oliveira, 9 anos, é delicioso colocar a mão terram, poder plantar e colher verduras. “Adoro cuidar da horta e ainda mais sentir o cheirinho gostoso do manjericão”, contou.

São cultivadas alface, couve, repolho, rúcula; temperos, cebolinha, salsa, coentro e manjericão; ervas, hortelã e alecrim; e frutos, morango, tomate, araxá, graviola, acerola e pitanga. Os canteiros estão em um espaço que foi totalmente revitalizado e integram as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicadas nas salas de aula.

As hortaliças são destinadas às famílias atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do projeto. Um dos objetivos é estimular o brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais, a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando as parcerias e o vínculo, como ferramentas de transformação na educação social.

O Projeto Garoçá atende 140 crianças, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, com atividades de apoio pedagógico voltadas ao meio ambiente, esportes integrados, pilates, karatê, arte corporal, capoeira e é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social.

Comentários