Crianças do Projeto Garoçá cultivam horta na Enseada







As crianças do Projeto Garoçá, da Enseada, na Costa Norte do município, tiveram um dia especial na última sexta-feira (27), isso porque puderam realizar a tão esperada colheita da horta.

As colheitas foram realizadas nos períodos da manhã e tarde. “As crianças puderam colocar as mãos na terra e sentir como é prazeroso colher o que plantam e cultivam na nossa horta”, contou a professora de apoio pedagógico, Fabiana dos Santos.

“Colhemos alface, rúcula, repolho, couve, cebolinha, pitanga, coentro e manjericão. Ainda fizemos um suco natural com as pitangas, mostrando que a alimentação saudável, além de muito importante, é essencial para o nosso bem estar”, continuou a professora.

Fabiana Medeiros e o professor de capoeira Alex Getúlio, que coordenam as atividades na horta, estão muito felizes em poder compartilhar com as crianças e famílias as técnicas e cuidados necessários para um bom cultivo de hortaliças, ervas e temperos, e mostrar, através da prática contínua, os alimentos saudáveis que possíveis de cultivar.

Para a aluna Maria Clara Silveira, 12 anos, é bom poder cuidar e colher da própria horta. “Adoro ajudar os professores a cuidar da horta. É um lugar onde me sinto muito bem e poder colher todas as sementes e frutos que plantamos foi muito legal”, contou.

Garoçá

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, é estimular o brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto, que atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira, é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.

Comentários