Alunos da E.M. Walfrido Maciel visitam Viveiro Municipal

9



























Em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação e Meio Ambiente, preparou uma programação especial no Viveiro Municipal, localizado em La Reserve du Moulin, nesta sexta-feira (20), para cerca de 50 alunos do 8º ano, da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro do Morro do Abrigo.

Na vivência, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre as árvores preservadas no viveiro, entender quais os cuidados necessários para que cresçam e compreender que a cada árvore nativa retirada são doadas mais 10 mudas. Em seguida os alunos puderam participar de uma dinâmica em grupo com a brincadeira ‘caça-tesouro’, cada pista os levava para uma espécie de planta nativa diferente.

Para o professor e coordenador do projeto Horta Educativa, Guilherme Ruiz, a ação significa ensinar e mostrar a importância de uma árvore e da importância da preservação. “É importante poder trazer os alunos para essa vivência, poder mostrar a importância da preservação e dos espaços que temos no município para estar fazendo a reposição das mudas”, disse o coordenador.

Para a aluna Isadora Veronize Porto, participar de uma vivência no meio ambiente é importante para o conhecimento dos alunos. “Vir e participar dessas brincadeiras, dessa vivência, tudo sobre cortar uma árvore e ter que replantar várias outras é ótimo para nós alunos. Eu gostei bastante de saber que posso comer a planta azedinha (rumex acetosella)”, comentou.

O aluno Gabriel do Carmo Hirata, 13, afirmou que o passeio deu ensinamentos que ele não tinha antes. “Achei legal o passeio, pudemos aprender varias coisas sobre o meio ambiente que não sabíamos. É legal porque mostra que todos estão se preocupando com a natureza”, afirmou.

No Viveiro Municipal são preservadas algumas plantas nativas como Araçá, Pitanga Grumixama, Cambucá e Cereja do Rio Grande. Além das árvores nativas Pé de Café, Pau Brasil e Urucum. A Horta Educativa também faz parte do Viveiro, lá são produzidas mudas destinadas as escolas municipais junto com as terras.

De acordo com o coordenador, a ação está prevista para acontecer em todas as escolas municipais. “A intenção é trazer duas escolas por mês para participarem dessa vivência maravilhosa”, finalizou.

Comentários