Alunas intercambistas se reúnem com prefeito antes de viagem para França






As alunas da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, da região central de São Sebastião, que participam do projeto de Intercâmbio Educacional, se reuniram com o prefeito Felipe Augusto na tarde da última quarta-feira (25), em seu gabinete, antes de seguirem para a França no próximo sábado (28).

No encontro, as alunas, acompanhadas de seus pais, receberam as últimas instruções sobre a estadia e programação na Jules Guesde International High School, na cidade de Montpellier, no sul da França.

O projeto de Intercâmbio Educacional, da Secretaria de Educação (SEDUC), selecionou desta vez, as alunas Alessandra Brito, Maria Eduarda Oliveira de Sousa, Sofia Helena Souza Seleghin Chagas, Ana Clara Xavier de Melo e Julia Claudiana Germano.

Em junho deste ano, cinco francesas visitaram São Sebastião e puderam conhecer a história, cultura, encantos e belezas locais.

Iniciativa aprovada

A iniciativa do Governo Municipal foi aprovada pelos pais dos alunos. Marcos Germano, pai de Julia Claudiana, ressalta a relevância da oportunidade de intercâmbio. “Agradeço a oportunidade para os nossos filhos, em proporcionar a construção de um olhar diferente. Só temos a agradecer esta oportunidade, e ao prefeito”, considerou.

Durante o intercâmbio as alunas poderão vivenciar atividades no âmbito educacional, cultural e tecnológico, além de estreitar laços com estudantes de outras nacionalidades.

O critério de escolha da escola sebastianense foi determinado pela escola da França, sendo necessário que a unidade escolar fosse da região central da cidade. Já as alunas da EM Henrique Botelho precisavam ser do 9º ano, residir no entorno da escola e ter 14 anos completos.

A secretária-adjunta de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz destacou o benefício com o intercâmbio em oferecer esta imersão educacional no sistema de ensino francês. “É se relacionando que abre portas, e uma mente aberta, para o futuro. E nós estamos trabalhando para oferecer isso a nossos estudantes”, considerou.

O prefeito Felipe Augusto ressaltou o empenho da Administração Municipal em promover esta experiência internacional à realidade do aluno sebastianense. “Percebo o orgulho dos pais, e felicidade minha em dar esta oportunidade, importante na formação, e na construção da visão de mundo aos nossos alunos”, comentou.

Mais intercâmbios

A Prefeitura vem promovendo uma política pública de ensino que traz ao estudante sebastianense a oportunidade de conhecer culturas e métodos de Educação de outros países.

As alunas nem embarcaram ainda para a França, e a Prefeitura de São Sebastião já está iniciando outro processo de intercâmbio, isso porque vai realizar seletiva para intercâmbio educacional e cultural, em parceria com a Institución Educativa Privada José Carlos Mariátegui, localizada na cidade de Ica, no Peru. Será o quarto intercâmbio realizado pela Prefeitura de São Sebastião.

Em outubro de 2018, professores sebastianenses foram para os Estados Unidos, e no início deste ano, mais seis estudantes embarcaram para Pompano Beach, na Flórida, também nos Estados Unidos, e representaram o Brasil no “International Summit”.


Prefeitura de São Sebastião

Comentários