1ª Capacitação em Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Transporte Marítimo promove aula prática no Porto de São Sebastião


São Sebastião é a primeira cidade do país a receber a qualificação




O Ministério da Agricultura promoveu nesta quinta-feira (19) uma aula prática sobre o transporte marítimo de carga viva no Porto de São Sebastião. A aula faz parte da 1ª Capacitação em Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Transporte Marítimo. O intuito é oferecer orientações à mão de obra que lida com animais transportados, além de mostrar os cuidados do bem-estar animal nas operações. As atividades terminam nesta sexta-feira (20). São Sebastião é a primeira cidade do país a receber a qualificação.



De acordo com o diretor de Assuntos Portuários de São Sebastião, Luiz Felipe da Costa Santana, o governo municipal ofereceu todo apoio e suporte ao evento. “O objetivo é fomentar o agronegócio, por meio do Porto e capacitar a mão de obra local”, afirmou Santana. Luis Felipe disse ainda que a semana visa conscientizar a sociedade civil organizada da importância desta atividade econômica e de todo o cuidado que os responsáveis têm com esses animais exportados.



O estivador de 77 anos, Gilberto Wilmar Monteiro elogiou a aula prática. “Tenho 56 anos de Porto e esse treinamento está nos auxiliando no trabalho diário, além de significar mais empregos diretos e indiretos”, analisou Monteiro.



A veterinária e representante da sociedade civil organizada, Wania de Araújo Moreira acompanhou a aula prática e avaliação de capacitação no transporte de animais vivos. “Recebemos muitas informações equivocadas e com essa capacitação conseguimos ver o outro lado, o que é muito significativo para podermos entender e debater como esses animais são transportados, aprimorando as técnicas de embarque para o bem estar e movimentando a economia do país”, resumiu.



A realização da 1ª Capacitação em Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Transporte Marítimo da região é do Ministério da Agricultura, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Marinha do Brasil, com o apoio da Prefeitura e Porto de São Sebastião.

Comentários