Prefeitura realiza encontro para diagnóstico do Programa Cidade Amiga do Idoso


Crédito: Celso Moraes | PMSS


A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), realizou ontem (29), no Espaço Batuíra, no bairro São Francisco, Região Central da cidade, o primeiro encontro voltado a pessoas a partir de 60 anos de idade para uma avaliação diagnóstica referente ao Programa Cidade Amiga do Idoso, requisito para aquisição do Selo Inicial do programa.

A diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, e a fisioterapeuta e professora de educação física, Márcia Leite, conduziram o encontro do qual 25 pessoas participaram, e o consideraram positivo.

São Sebastião aderiu ao programa junto ao Governo do Estado e tem itens a cumprir para que a cidade se torne melhor para a população idosa. Dentre os itens a serem cumpridos para se obter o selo inicial, um deles é realizar um diagnóstico com os idosos, por meio de uma pesquisa descentralizada. “Essa foi a primeira reunião para esse diagnóstico. Participaram idosos da Faculti e do Centro de Referência em Atendimento à Pessoa Idosa e do CAE do Pontal da Cruz”, explicou Márcia.

Os presentes responderam a diversas perguntas sobre temas como moradia, espaços abertos, transporte, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde, entre outros.

Outras ações em andamento são: acessibilidade no transporte público (foi feita uma capacitação dos funcionários da Ecobus, que está adequando a frota); e diagnóstico de gestão sobre as políticas.

“Achei o encontro ótimo, gostei demais, a gente respondeu tudo o que nos perguntaram. Sempre fico contente quando participo desses encontros da SEPEDI” contou Carlota Maria da Silva Rego, 73 anos.

Sequência

Após conquistar o Selo Inicial, a cidade irá agir para a obtenção do Selo Intermediário e do Selo Pleno, quando serão, enfim, disponibilizados pelo Governo do Estado, recursos financeiros para implantação dos projetos relacionados à efetivação das Cidades Amigas do Idoso.

São sete ações a serem alcançadas, e São Sebastião já atingiu algumas a partir do atual governo, sendo elas: reativação do Conselho Municipal do Idoso; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas; ampliação da cobertura vacinal; e inclusão de ações para garantir o direito dos idosos nos planos municipais de saúde e social.



Confira as datas dos encontros e participe!

02/09 – CRAS Boiçucanga (Rua Sargento Filisbino da Silva, 200) - 9h30

03/09 – Espaço do Idoso Juquey (Simão Faustino, s/n° - Ao lado da escola Branca de Neve) - 9h30

04/09 - CRAS Topolândia (Rua Onofre Santos, 106) - 9h30

09/09 - Tebar - Mais Vida (Praça Almirante Barroso, 2) - 8h30

10/09 - CRAS Costa Norte (Rua Machado de Assis, 410) - 9h30

Comentários