Prefeitura promove projeto de conservação da fauna silvestre


Crédito: Divulgação | PMSS


Ao constatar a existência de ninhos de Coruja Buraqueira ao longo do município, a Prefeitura de São Sebastiao, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), através da Divisão Socioambiental, tem realizado ações que têm dado origem a um projeto de conservação de aves que se encontram em local de intensa ação antrópica. Atualmente são cinco áreas monitoradas, sendo duas na Enseada, uma no Canto do Mar, uma no Morro do Abrigo e uma no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

As corujas são animais silvestres, protegidos pela Lei de Crimes Ambientais (BRASIL, 1998). Conforme o artigo 29, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crime sujeito a detenção de seis meses a um ano, além de multa”.

Considerando o valor intrínseco desses animais e também os serviços que eles podem oferecer à localidade, como controle de espécies sinantrópicas, a SEMAM iniciou um programa para conservação e proteção desses animais. Isso é feito através da identificação com placas e monitoramento mensal dos ninhos de coruja da espécie Athene cunicularia, localizados em áreas antropizadas, e que estejam sob risco.

O munícipe que encontrar ninhos deve relatar o fato através do telefone (12) 98115 - 0530 para que os animais sejam devidamente protegidos.

Comentários