Prefeitura promove palestra de conscientização ambiental em escola da Costa Norte



Crédito: Divulgação | PMSS


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), e em parceria com o projeto “Mãos D’água Origem Para o Mundo Melhor”, realizou, nesta quinta-feira (29), uma palestra para conscientizar os alunos sobre reciclagem e meio ambiente, na Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, no bairro da Enseada, Costa Norte do município.

A Polícia Ambiental participou da palestra juntamente com a responsável pelo projeto no Litoral Norte, Marina Gonzales, a Capitã Begui, e todos os alunos do 8º ano.

De acordo com Marina, o objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre o uso de plásticos e a poluição do meio ambiente, explicar a importância da água e ensinar as crianças a ver rótulos e tabelas por meio de brincadeiras e formas ilustrativas. A ideia é ajudar as crianças a recolherem garrafas pets e distribuírem saquinhos de água que se decompõe em menos de três meses.

Para a diretora da escola, Carla Andressa Costa, a intenção é que os alunos reproduzam o que foi passado com os pais e colegas, e sejam mais educados ambientalmente. “Queremos tornar essa escola à primeira escola sustentável de São Sebastião, que seja referência para as outras escolas e outros municípios. Começamos com garrafas pet, pneus e já temos a horta educativa”, relatou.

De acordo com a aluna Gabrieli Gomes Ferreira dos Santos, 13, a escola já estava reciclando e esse ano deu uma importância maior. “Achei ótimo falar da sustentabilidade porque o mundo hoje precisa disso, esta tendo diversos casos de plásticos no oceano. Nossa escola está focando muito na sustentabilidade”, comentou.

Foi lançada uma campanha para que os alunos arrecadem garrafas pet para ganhar pontos. A sala vencedora irá ganhar uma viagem para Minas Gerais, onde os alunos poderão conhecer de onde a água vem, a importância de preservar o meio ambiente e terão a oportunidade de criar um jardim suspenso com as garras sem valor.

“Trouxemos containers para as crianças colocarem as garrafas pet, e vamos ensinar quais tem valor; vamos fazer um palhete de agua para as crianças. Quero conseguir o selo verde para São Sebastião,” finalizou a palestrante.

Comentários