GCM de São Sebastião segue participando de Estágio de Qualificação Profissional












Guardas Civis Municipais (GCM’s) de São Sebastião estão participando do Estágio de Qualificação Profissional (E.Q.P.), que teve início na semana passada em atendimento à exigência das normas vigentes e determinação do prefeito Felipe Augusto.

Por todo o Brasil, as Guardas dos municípios precisam de, no mínimo, 80 horas/aula por ano, para terem o direito de portar armamento letal. No município, os 57 guardas municipais passarão por 50 horas de aulas neste mês e outras 50 em setembro, totalizando 100 horas, ou seja, além do solicitado.

Nesta semana, a segunda turma da GCM passou por práticas de abordagem e quem ministrou a palestra foi o CB PM Nascimento.

De acordo com o Comandante da GCM, Mauro Oliveira, várias abordagens foram treinadas, sempre com a observação das normas vigentes e com a incondicional defesa dos direitos humanos. As aulas teóricas estão acontecendo de segunda a quinta-feira, colocando o aprendizado em prática na sexta. “Usamos armas ‘airsoft’ no treinamento, o que torna o exercício bem próximo da realidade”, explicou.

Neste mês de agosto, os guardas realizarão 50 horas de qualificação, passando por prática de abordagem; atribuições legais da GCM, Lei 13.022/14; uso progressivo da força; GCM Comunitária; direitos humanos; direitos das pessoas em situação de rua; técnicas de algemação, tonfa, imobilização e revista pessoal e condução à delegacia.

O estágio conta com apoio total da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança (SEGUR), Guarda Patrimonial, COI e polícias do Estado.

Comentários