Suspeita de morte por dengue em São Sebastião







A Prefeitura de São Sebastião informa que no último domingo (30/06) um morador de Caraguatatuba faleceu com suspeita de dengue no Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS). Uma amostra do sangue foi enviada para o Instituto Adolfo Lutz para confirmação. Até o momento, em 2019, foram registrados 458 casos de dengue na cidade.

O município tem o registro de dois casos de óbitos confirmados da doença, sendo um morador de Caraguatatuba, que acabou falecendo no Hospital das Clínicas (HCSS) e, outro, que era morador da cidade, residente do bairro do Arrastão, na região central.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que a partir da 23ª semana do ano, a tendência do número de casos de dengue é diminuir, em decorrência da chegada do inverno. Em todo caso, a cidade segue adotando diferentes estratégias no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com as medidas de controle casa a casa, nebulização e sempre seguindo a movimentação do vírus no município.

Diariamente equipes de combate às endemias acompanham a movimentação do vírus no município. A partir de notificações recebidas nas Unidades de Saúde é identificado o ponto principal das ações de combate à proliferação do mosquito. Além disso, vistorias em imóveis para identificação e remoção de criadouros estão sendo realizadas para aplicação de inseticida para eliminação dos mosquitos adultos em um raio de 150 metros do local onde foi encontrado o caso positivo.


De acordo com a Vigilância Epidemiológica é importante o uso constante de repelentes, já que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, e monitor com frequência o quintal e adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Comentários