Confirmado caso de malária em São Sebastião




A Prefeitura de São Sebastião informa que um caso de malária de um morador de Toque-Toque Grande, na Costa Sul do município, foi registrado no último sábado (29/06). Uma amostra de sangue foi encaminhada para laboratório de referência de São José dos Campos que resultou positivo para a doença.

O paciente teve sintomas brandos e permaneceu em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, onde foi medicado e recebeu alta nesta segunda-feira (01/07).

Esse foi o primeiro caso da doença em morador de São Sebastião registrado este ano na cidade. Durante o ano de 2018 apenas dois casos da doença foram confirmados, nos bairros de Santiago e Guaecá.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que como medida de controle uma equipe de agentes de endemias vai vistoriar a residência e as proximidades para eliminar possíveis focos do mosquito do gênero Anopheles, que transmite a malária, no entanto o morador informou que esteve durante os últimos 15 dias no estado de Minas Gerais. No momento não há mais pessoas com sintomas da doença no local.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica a malária é uma doença endêmica e silvestre no Litoral Norte, que ocorre ocasionalmente nas quatro cidades e que acomete pessoas que frequentam ou residem próximas à mata. Os principais sintomas são febre intermitente com episódios de calafrios e dores no corpo.

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica, é importante o uso frequente de repelentes, além de telas e mosquiteiros nas residências próximas à mata, além de verificar e remover, se necessário, possíveis criadouros do mosquito, que na região são as plantas que acumulam água, como as bromélias.

Comentários