Prefeitura Municipal convoca candidatos para curso de formação da GCM



Crédito: Luciano Vieira | PMSS


Candidatos passaram em concurso de 2012 e não foram chamados pela administração passada

A Prefeitura de São Sebastião convocou dois novos patrulheiros para formação à Guarda Civil Municipal (GCM).

O Comando da GCM deu início ao Curso de Formação no último dia 10. Com isso, os aspirantes Souza e Mazeto recebem capacitação em defesa pessoal, armamento e tiro, imobilizações e técnicas de algemamento, abordagens e técnicas policiais, além de conhecimento em legislação.

O curso tem carga horária de 720 horas, conforme matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e está previsto para ser concluído em meados de outubro.

Justiça - Os aspirantes em formação foram aprovados em concurso público de 2012, ficando entre as quatro primeiras colocações disponíveis na ocasião.

Souza e Mazeto chegaram a ser convocados em 2016 para exame admissional, mas, mesmo após a classificação, nunca foram chamados à ativa.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, ao tomar ciência do ocorrido os convocou, mas precisou aguardar liberação da Justiça para assegurar o ingresso dos dois novos servidores.

Isso foi necessário porque os dois alunos da GCM acionaram a Justiça quando perceberam que não seriam convocados pela antiga Administração.

O comandante da GCM, Mauro Morando, contou que com a decisão favorável no começo deste ano, o prefeito Felipe Augusto ordenou imediatamente a integração e a realização das demais fases e exames para a ingresso na corporação.

“O prefeito Felipe Augusto está fazendo justiça”, considerou o comandante.

Além do curso de formação, que avaliará o desempenho dos candidatos, e que pode desclassificar os aspirantes, os mesmos ainda passarão por 3 anos de estágio probatório, até a efetivação ao quadro do funcionalismo público.

Comentários