Prefeitura forma primeiras turmas do Projeto de Linguagem de Programação e Robótica da rede municipal de ensino













A Prefeitura de São Sebastião comemora a formação das primeiras turmas do Projeto de Linguagem de Programação e Robótica, implantado em março deste ano pela Secretaria da Educação (SEDUC) nas escolas da rede municipal de ensino, que encerra o primeiro semestre, de 10 a 14 de junho.

O projeto piloto que começou na Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, em 2018, expandiu para mais quatro escolas da rede, atendendo atualmente a EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana (Topolândia); EM Henrique Botelho (Vila Amélia); EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza (Maresias); e EM Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga).

Desde que foi lançado, o projeto tem feito diferença na vida escolar de 280 estudantes, com estímulo ao desenvolvimento de competências e habilidades no campo tecnológico, contemplando assim uma das 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que abrange a cultura digital.

Para a aluna da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, Julia Jesus, 14, o projeto representa uma oportunidade única. “Não vejo onde mais eu poderia estudar robótica, se não fosse na escola. O curso é incrível e eu gosto muito do jeito como aprendemos a programar e a comandar os robôs”, diz.

Segundo o professor e coordenador do projeto, José Mário dos Santos Filho, a proposta é ampliar a oferta para mais escolas. “A aceitação da disciplina foi um sucesso, por isso, a ideia é chegar em outras unidades e proporcionar para todos o contato diferenciado com a tecnologia nas salas de aulas", explicou.

A cada semestre, a inciativa que recebe alunos do 6º ao 9º, do Ensino Fundamental II, oferece aulas teóricas e práticas, incluindo exercícios com a utilização dos robôs Lego Mindstorms Education EV3 e Dash, adquiridos pela prefeitura. Ao final do curso, os participantes recebem dois certificados de conclusão, emitidos pelas SEDUC e a Code.org, organização reconhecida internacionalmente por promover a expansão do acesso à ciência da computação.

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