Aulas de Zumba promovem saúde e bem estar à população






Crédito: Divulgação | PMSS


A Prefeitura de São Sebastião trabalha no desenvolvimento de políticas públicas que tragam qualidade de vida aos munícipes. Um exemplo são as aulas de Zumba. Neste ano, as aulas, acontecem em três locais: a Escola Municipal Iraydes Lobo Vianna no Itatinga, o Centro de Apoio Educacional (CAE) do Bairro São Francisco e o CAE da Enseada.

A Zumba é um programa de fitness inspirado principalmente pela dança, que mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e mesmo outros estilos, como hip hop, por exemplo.

Uma das unidades com mais procura é no CAE da Enseada, na Costa Norte da cidade, com aulas de segunda à sexta-feira. A professora Fabiana Ferreira conta que quando o trabalho iniciou, em outubro de 2018, havia 25 alunas. “Hoje temos uma turma com cerca de 190 alunas”, destaca.

Tanto nas turmas de segunda, quarta e sextas-feiras a noite, como as terças e quintas-feiras pela manhã, o trabalho por meio da Zumba promove saúde e tem a aprovação das alunas.

Leonice Vieira, de 57 anos, já frequenta as aulas há 8 meses, e diz que a Zumba é sua paixão. “Faz muito bem para mente e físico”, comentou.

Outra aluna, Nazareth Aparecida, de 58 anos ganhou na Zumba muito mais que a melhora na saúde. “Já gostava de dançar, mas aqui, encontrei amigos”, disse.

Aline Santana de 37 anos, afirma que as aulas de Zumba servem como antidepressivo. “Ajuda e muito na parte mental”, afirma.

“Quase entrei em depressão. Estava com baixa autoestima”, relata Maria Helena, de 39 anos, que conta ainda que em 8 meses de aula já trouxe reflexo também na balança. “Quando comecei pesava 98 Kg, e agora já estou com 69 Kg”, fala entusiasmada.

A aluna Maria de Fátima, de 54 anos, resume o entusiasmo das demais: “Não consigo ficar mais sem. Traz saúde e melhora a autoestima”.

As aulas de Zumba são recomendadas por causa dos exercícios próprios do treino cardiovascular e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Todas as pessoas a partir dos 16 anos podem participar das aulas. Os interessados devem se inscrever nos locais das atividades, munidos de atestado médico.

Comentários