Professore tutores do Projeto Jovens em Atuação participam de Oficina de Criação de Cenas Curtas


Crédito: Iuri Cunha | PMSS


Na última semana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), ofereceu para os professores tutores do projeto Jovens em Atuação o curso “Criação de Cenas Curtas”, ministrado pela atriz e arte educadora Catia Pires.

A oficina aconteceu em dois módulos, tendo como objetivo desenvolver ferramentas básicas para a construção de cenas, a partir do método dos Jogos Teatrais desenvolvido por Viola Spolin, associado aos estudos sobre Texto e Jogo Teatral desenvolvidos por Ingrid Koudela e Maria Lúcia Pupo.

No encontro prático, além da análise de textos de forma lúdica, os participantes estudaram as possibilidades do narrador em cena, assim como novas formas de utilização do espaço e de relação com o público.

Sobre Catia Pires

Atriz, arte educadora e produtora, formada pela Escola de Arte Dramática e Relações Públicas pela ECA/ USP. Fundadora da Cia Burila Teatro (antigo Núcleo Rosa de Samba), que pesquisa a mistura entre samba e teatro; participou da fundação da Cia. São Jorge de Variedades, além de ter atuado na Cia. Bonecos Urbanos, Cia. do Latão, Núcleo Panóptico de Teatro e Cia. de Domínio Público.

Como arte educadora atua nas Fábricas de Cultura desde 2010. Coordenou as Oficinas de Teatro de Caraguatatuba e atuou nos projetos Ademar Guerra, Programa Vocacional e Fundação de Amparo ao Preso.

Formada por grandes artistas do teatro e da música: Francisco Medeiros, Madalena Bernardes, Silvana Garcia, Cida Moreira, Adriana Godoy, Fabiana Cozza, Ildo Silva, Cristiane Paoli Quito, Tica Lemos entre outros.

A oficina terá continuidade nos dias 17 e 20 de maio com mais dois módulos.

Comentários