Jornalistas da América Latina conhecem roteiros de ecoturismo em São Sebastião


Crédito: Celso Moraes | PMSS


Um grupo de 35 jornalistas da América Latina teve a oportunidade de conhecer roteiros de ecoturismo da Costa Sul de São Sebastião, no primeiro dia de sua passagem pela cidade. Divididos em três turmas, conheceram a praia de Calhetas; a Cachoeira da Pedra Lisa, na Trilha do Ribeirão de Itu; e a Trilha dos Poções, no Sertão de Barra do Una.

Para a jornalista Rosário Alvarez, da Republica Dominicana, o ecoturismo da cidade é fantástico. “A nossa ideia é conhecer os roteiros turísticos para escrevermos reportagens sobre a ecologia e turismo no Brasil. São Sebastião é demais, estou gostando muito, é fantástica”, comentou.

Segundo a também jornalista dominicana, Cristina Carvajal, vale a pena visitar a cidade e a Cachoeira da Pedra Lisa. “Temos uma cachoeira lá que se parece com essa, mas lá a água é muito gelada, aqui é mais amena, e o caminho aqui é muito acessível, fácil de chegar e tem condições para você passar um momento agradável, desfrutando do ecoturismo em toda sua graciosidade. É tudo muito bonito”, contou.

A ideia de visitar São Sebastião foi do diretor da Organização Mundial de Mundial de Jornalismo Turístico no Brasil e apresentador do Programa Viaje Por Aí, Ziomar Santos. “Por saber que os jornalistas da América Latina amam praia, pensei logo em organizar uma viagem para São Sebastião que tem praias lindas. A Prefeitura adotou a ideia, junto com a rede hoteleira e apoio do trade local. Os jornalistas ficaram encantados com beleza natural daqui. São Sebastião tem que ser divulgada para o mundo”, contou.

Um levantamento feito recentemente pela Secretaria Municipal de Turismo apontou que pessoas de mais de 20 nacionalidades procuraram São Sebastião para o turismo. Este aumento é resultado do trabalho feito em feiras internacionais para a promoção da cidade. Em 2017 a cidade participou de 12 feiras; em 2018 de 20, sendo 11 internacionais; já este ano a programação inclui 19 feiras.

Comentários