Pré Conferências que precedem 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa reúnem cerca de 200 pessoas




Crédito: Andre Santos | PMSS


A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) realizou três Pré Conferências que precedem a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que acontece nos dias 26 e 27 de março, no Teatro Municipal e na FATEC, respectivamente.

Os encontros aconteceram na Costa Norte, no Centro e na Costa Sul do município e tiveram como objetivo avaliar os avanços na política municipal de atendimento ao idoso, trazendo o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Para a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, as reuniões atingiram o objetivo, tendo uma representação popular significativa de idosos, que elaboraram propostas de qualidade para a melhoria de políticas públicas municipais, estaduais e em âmbito nacional como, por exemplo, a sugestão de modificação de artigos do Estatuto do Idoso. Cerca de 200 pessoas participaram dos encontros, incluindo representantes do poder público, das secretarias de Urbanismo, Turismo, Desenvolvimento Social e Esportes, e de instituições de ensino e entidades de atendimento à população idosa.

“Foi um trabalho que trouxe reflexões e discussões, com bons resultados, transformando em propostas construídas a partir desse diálogo pacifico entre sociedade civil e poder público, com vistas à garantia de direitos e melhorias para a condição de vida dos idosos para os próximos anos”, destacou Juliana.

Foram eleitos delegados das três Pré Conferências para representação na Conferência.

Propostas

Dentre os eixos discutidos, o que mais teve proposta foi o "transporte", quando os idosos se queixaram e trouxeram sugestões que serão levadas para a etapa da Conferência.

Também foi proposta a construção de centros de referência do idoso nas regiões norte e sul, a necessidade de contratação de geriatra e a diminuição da gratuidade do transporte público para idosos a partir de 60 anos.

Foi sugerida ainda a garantia de acessibilidade nos pontos de ônibus, a construção de um “centro dia” e de uma instituição de longa permanência ("antigo asilo"), além da criação de um programa de atenção domiciliar ao idoso e um programa municipal de Educação específico para o idoso, dentre outros.

As inscrições para participar da Conferência seguem até o dia 24/03, podendo ser feitas por meio eletrônico (aqui) ou pessoalmente na SEPEDI.

Confira a programação:

26/03 – terça-feira

18h – Abertura Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Local: Teatro Municipal

27/03 – quarta-feira

9h – Grupos de Trabalho e Plenária

Local: FATEC – Rua Ítalo Nascimento, 366 – Porto Grande

Comentários