Palestra sobre envelhecimento no Séc. XXI marca abertura da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa






Crédito: Andre Santos | PMSS


O Teatro Municipal ficou cheio na noite dessa terça-feira (26), com a abertura da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi). O evento tem como objetivo avaliar os avanços na política municipal de atendimento ao idoso.

A programação de abertura contou com a palestra da especialista em Gerontologia, Dra. Marília Anselmo Viana da Silva Berzinso, sobre o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Ainda houve apresentação cultural do Balé da Academia de Dança do Tebar Praia Clube, com a coreografia de Judith Delgado. Na plateia cerca de 200 inscritos para a primeira conferência do tipo no município.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sebastião Passareli, destacou o empenho da atual Administração Municipal em realizar o evento. “Essa gestão proporcionou os dois grandes eventos que sempre lutei para acontecer na minha cidade. O primeiro é o Jori, que este ano já está em sua terceira edição, e o segundo é esta conferência. Só tenho a agradecer o apoio da Prefeitura”, afirmou.

Na abertura também foi lido e aprovado pelos participantes o regimento do evento. Antes de realizar a primeira conferência, foram realizadas três pré-conferências, que definiram três propostas a serem trabalhadas durante a conferência, priorizando diretrizes, ações e necessidades de âmbito municipal, estadual e nacional.

Em São Sebastião há 13.817 idosos, e o prefeito Felipe Augusto destacou ser a primeira vez que se realiza no município uma conferência voltada à pessoa idosa. “Um importante momento de diálogo entre sociedade civil e poder público, em busca de melhorias não só no município como em outras instâncias, uma vez que será eleito um representante da cidade para as etapas estadual e nacional”, comentou o prefeito.

Nesta quarta-feira (27), os trabalhos continuam com grupos de trabalho e plenária. A programação do segundo dia da conferência acontece na FATEC – Rua Ítalo Nascimento, 366 – Porto Grande, região central da cidade.

Comentários