Professores da rede municipal são recepcionados para a volta às aulas


Crédito: Iuri Cunha | Pmss


Professores da rede municipal de ensino foram recepcionados para a volta às aulas, ontem (04) e hoje (05), no Teatro Municipal de São Sebastião. O intuito foi prepara-los para mais um ano letivo, com a ajuda de palestras e apresentação de materiais.

Na ocasião ocorreram as apresentações de duas novidades. Uma delas foi o portal “Conexão Educa São Sebastião”, que tem como função filtrar para os professores interesses de sua área de atuação, fornecer informações sobre a educação sebastianense, e disponibilizar conteúdos pedagógicos de seu interesse.

A outra novidade trata-se do “LDM - Laboratório Didático Móvel”, que tem como objetivo proporcionar a alunos e professores experiências práticas dentro e fora da sala de aula, dispensando a necessidade de se ter uma sala própria para um laboratório. Serão 33 LDM’s entregues para todas as escolas de ensino fundamental I e II, possibilitando diversas atividades para várias matérias.

Já as palestras abordaram temas importantes para os educadores. Os professores que ganharam o “Prêmio Educador Sebastianense” e foram aos Estados Unidos no ano passado para um intercâmbio, conversaram com docentes e contaram as experiências adquiridas com a viagem, além de incentivar os professores a participarem do concurso.

“A BNCC e os desafios da educação no Brasil contemporâneo” foi palestrada pelo professor, doutorando em História Social e Mestre em Ciências da Religião, Vagner Aparecido Marques. Foi proposta uma análise histórica para a compreensão do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, sua implementação, os desafios para ser aplicada no cotidiano, além de provocar os professores sobre seu papel como agentes transformadores.

Em seguida foi a vez do professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez, com a palestra “Porque é tão difícil mudar?”, onde foi discutido por que o ser humano tem dificuldades em mudar hábitos e atitudes para conquistar seus sonhos, abordando os comportamentos automáticos (hábitos) e o planejamento.

Segundo o secretário da Educação, Fábio Aranha, realizar uma recepção para os educadores é fundamental. “Primeiro que a gente estimula o inicio do ano através de formações, por meio de palestras, de conteúdos novos e apresentação de projetos. Esse contexto todo para receber o professor o energiza e muda um pouquinho aquela cara de inicio de ano letivo, deixa realmente o professor mais energizado”, afirmou.

Para a professora Valéria Puertas Takemoto, a recepção foi muito produtiva. “É uma boa forma de a gente começar o ano. Foram muito produtivas as duas palestras. Primeiro conhecendo um pouquinho mais aquilo que vai afetar diretamente o nosso dia que é a BNCC e depois conhecendo um pouquinho mais do ser humano que é nosso objeto de trabalho e melhorando a gente mesmo.”, disse Valéria.

O coordenador da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, Isac Rodrigues, aprovou o evento. “As palestras foram ótimas, motivaram bastante, teve a apresentação do laboratório que foi muito bacana, teve a troca de experiências com os professores que foram aos estados unidos, foi tudo excelente”, contou Rodrigues.

Comentários