Prefeitura define estratégias para combater a dengue

Crédito: Luciano Vieira | PMSS


Sala de Comando Municipal de Combate à Endemias se reuniu para criar ações estratégicas de combate a doença na manhã desta quinta-feira (14/02)

Na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Sala de Comando Municipal de Combate à Endemias de São Sebastião se reuniu para criar ações estratégicas de combate a doença na manhã desta quinta-feira (14/02). O objetivo é impedir um caso de epidemia na cidade. A Sala é composta por representantes das Secretarias de Governo, Saúde, Educação, Segurança, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Obras.

A Prefeitura mantém ações de monitoramento diário dos casos para identificar aumento significativo por bairro, o que inclui visita casa a casa com vistoria; bloqueio das áreas detectadas de casos positivos da doença no local e em um raio de 150m de distância com a retirada dos criadouros e aplicar inseticida.

Durante a reunião foram definidas ações integradas em relação ao plano de contingência. A Prefeitura vai intensificar a campanha de prevenção com divulgação de orientações nos veículos de comunicação; utilizar um drone para melhor identificação de criadouros em locais altos; limpar locais com acúmulos de detritos; recolher resíduos inservíveis; trabalhar com ações educativas com os alunos da rede de ensino; fará a zeladoria em escolas, prédios e obras públicas e particulares para eliminação de criadouros.

Além das ações integradas, a Prefeitura conta com uma novidade, um teste rápido para casos suspeitos de dengue, disponível em todas as unidades básicas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o teste fica pronto em 15 minutos, mas funciona apenas para pessoas que estejam nos três primeiros dias de início dos sintomas, quando é considerada fase aguda. Fora desse prazo é preciso realizar o exame de sangue convencional, que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz e fica pronto de 15 a 20 dias. De qualquer forma o paciente já é tratado como um caso de dengue.

Comentários