Festa da Folia de Reis de São Sebastião valoriza cultura tradicional caiçara





No último sábado (05/01), a Rua da Praia de São Sebastião foi tomada pela cultura tradicional caiçara em mais uma Festa da Folia de Reis, com seus mascarados e toda sua cantoria.

O evento aconteceu ao lado da Casa Caiçara, formando um belo encontro da Cia de Reis do Litoral com participação especial da Folia de Reis de Embu das Artes.

Abrindo a festa, a Cia. de Reis do Litoral se apresentou para o público mostrando a passagem dos três arcos. No primeiro arco o menino Jesus nos braços de Nossa Senhora, no segundo a ameaça do rei Herodes, e no terceiro arco sentinelas de Herodes, que mascarados tentaram furar o bloqueio para chegar a Belém. No final, houve a passagem da coroa, que passou do casal festeiro deste ano, José Marques e Cláudia – de São Paulo, para o senhor Valter e dona Neuza, moradores do bairro Vila Amélia.

“Quero agradecer a todos os presentes, a Fundass e ao Prefeito Felipe Augusto por toda atenção dada à Folia. Essa linda festa acontece todos os anos, com a Cia. de Reis do Litoral levando a tradição e a cultura bairro a bairro. Nossa próxima festa acontece no dia 11 de janeiro, na Vila Amélia, e todos estão convidados.”, disse o organizador da festa, José Celso de Oliveira.

A Folia de Reis é uma tradicional manifestação folclórica e religiosa que ocorre em muitos lugares do Brasil. Um grupo de cantadores passa de casa em casa anunciando o nascimento do menino Jesus, com o objetivo de recordar a história retratada na Bíblia Sagrada, no capítulo dois do livro de Mateus. A história conta a ida dos Três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – a procura do lugar onde havia nascido Jesus Cristo para prestar-lhe homenagens e oferecer-lhe presentes. Em São Sebastião, há três Folias de Reis: Folia de Reis Morro do Abrigo, Folia de Reis Pontal de Cruz e Cia. De Reis do Litoral.

Comentários