Docas de São Sebastião fará simulado de emergência no porto







A Companhia Docas de São Sebastião realizará na próxima terça (23), das 8h30 às 12h30, o 6 º Exercício Simulado Prático de Atendimento à Emergências do Porto Organizado de São Sebastião. O objetivo do simulado é o exercício prático das ações de atendimento de acordo com as hipóteses acidentais previstas nos planos de emergência do Porto de São Sebastião (PCE, PEI, PAM e PAPOSS).

Deverão ser desempenhadas ações de atendimento à vítima, de recolhimento dos produtos vazados e a contenção do óleo no mar. O cenário da ocorrência se dará durante operação de rancho (atividade que consiste em fornecimento de suprimentos à navios), onde haverá o rompimento de mangote do guindaste ocasionando vazamento de óleo no piso do cais com escalonamento para o mar (estimativa de aproximadamente 1m³) e em decorrência ao rompimento, uma bombona de produto químico vem a cair no chão vindo o produto a atingir a derme de um trabalhador envolvido na operação.

Durante o simulado, haverá a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O sistema de travessias São Sebastião/Ilhabela, operado pela DERSA, funcionará normalmente. O exercício contemplará procedimentos adotados pela Companhia, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, eficácia do fluxograma de acionamento e comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.

Esta ação fecha o ciclo anual de exercícios práticos e de simulados de atendimento à emergências do Porto de São Sebastião e contará com a presença do IBAMA, CETESB e Marinha do Brasil, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil, SAMU e a comunidade vizinha ao Porto. O Porto de São Sebastião é o primeiro e único porto público a conquistar a certificação internacional ISO 14.001, que comprova a sua qualificação para toda a atividade de administração, exploração e operação em relação às questões ambientais.

Comentários