Fundass oferece curso de regência aos artistas orientadores das oficinas culturais




Crédito: Divulgação/PMSS


No sábado (15/09), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), oferecerá aos artistas orientadores das oficinas culturais nas modalidades voltadas para música, fanfarra, banda marcial e banda municipal, o curso básico de regência.

Ministrado pela maestrina e Doutora em Processos de Criação Musical, Mônica Giardini, os interessados que já atuam ou pretendem atuar na área de orquestras ou banda sinfônica podem se inscrever diretamente na sede da FUNDASS, localizada na Rua Expedicionários Brasileiros, nº 171, Centro, ou entrar em contato pelo telefone (12) 3892-2815.

A formação também será aberta para a população geral e acontecerá das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Casa da Música, situada na Rua da Praia.

O curso será dividido em duas partes, abordando assuntos técnicos de regência como gestos ativos e passivos, compassos simples, compostos e linguagem do corpo, além de dinâmica de ensaio sobre como afinar seu grupo, equilíbrio e tipos de sonoridade.

No ano de 2018, a Prefeitura já realizou 7 cursos de aperfeiçoamento e capacitação aos artistas orientadores das oficinas culturais, garantindo formação continuada gratuita e assegurando a qualidade das aulas de oficinas culturais.



Regente Mônica Giardini

Doutora e mestre pela USP, com formação em piano, e bacharel em violão e Pedagogia Plena, estudou regência com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo de 1988 a 1990. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, o Premio Mulheres no Mercado, em 2004, e o Prêmio Excelência Mulher 2011 concedido pela CIESP. Idealizadora do Festival Música das Américas em Belém do Pará. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, e como regente adjunta da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (BSJESP), da Sinfônica de Sopros de São Paulo, e atua como clinician (professora e conferencista) do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto.

Comentários