VII Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé é sucesso em Boiçucanga




O VII Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé é sucesso em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. O evento recebeu um time de chefs estrelados para servir pratos variados.

Participaram do Arraial os chefs Rodrigo Oliveira, do Mocotó, Esquina Mocotó e Balaio, Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia e Vista Ibirapuera, Ivan Ralston, do Tuju, Flávio Miyamura, do restaurante Extásia, Bel Coelho, do Clandestino, Carlos Bertolazzi, do Zena Caffé, Dalton Rangel, Oscar Bosch, do Tanit, e Paulo Yoller, do Meats, além dos confeiteira Marilia Zylbersztajn, a beer sommelière Carolina Oda, e a sommelière de vinhos Daniela Bravin, do Sede 261. Todos os pratos custam entre R$ 5 e R$ 20, e a arrecadação, que até o ano passado era revertida para a construção da sede do projeto, agora irá para a manutenção da sede, que conta com instalações como cozinha para até 60 crianças, salas para artes marciais, música e teatro e uma área ao ar livre para atividades como yoga e artes plásticas.

A curadoria do VII Arraial Gastronômico é assinada pelo chef Eudes Assis, vice-presidente e coordenador de gastronomia do Buscapé, que há dez anos promove atividades culturais, esportivas e culinárias para mais de 170 crianças carentes que moram na região. O projeto trabalha capacitando as crianças e jovens, para que no futuro eles possam trabalhar nas áreas de gastronomia e turismo.

A maior parte da verba anual do Projeto Buscapé é proveniente das vendas realizadas durante o Arraial Gastronômico. Com finalização da construção da sede em 2016, na praia de Boiçucanga, a expectativa é de que as arrecadações deste ano ajudem a manter as atividades da instituição e a manutenção do espaço.



Sobre o Projeto Buscapé:

Com o apoio da Policia Militar e do Ministério Público Estadual, o Projeto Buscapé existe desde 2007, contribuindo para a formação de mais de 120 crianças e jovens das escolas de bairros da Costa Sul de São Sebastião. Desde o ano passado, a instituição tem sua sede própria, que fica em Boiçucanga.

A instituição é uma associação sem fins lucrativos que promove aulas culinárias, esportivas e culturais para as crianças. O objetivo é desenvolver um programa completo para que, no futuro, esses jovens possam se tornar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar em áreas como Gastronomia, Turismo, Artesanato, Música, Atletismo, Judô, Jiu-Jitsu e Natação.

A área de gastronomia do Projeto é coordenada por Eudes Assis, chef nascido na região e que se tornou um grande incentivador da culinária caiçara e da gastronomia brasileira, depois de formar seus conhecimentos de cozinha em viagens de estudos e trabalho por mais de 20 países, durante cinco anos.

De volta ao Brasil e a São Paulo, passou a promover a culinária típica de sua região e a criar novas propostas dentro da alta gastronomia para ingredientes como os pescados locais, a mandioca e a taioba. No Projeto Buscapé, integrou-se para distribuir esse conhecimento às crianças e encontrou um lugar para seu espírito de empreendedor social.

Comentários