Stands promovem projetos sociais e educacionais durante 3ª Jornada Pedagógica




Espaços apresentam também trabalhos desenvolvidos nas Secretarias Municipais

A 3ª edição da Jornada Pedagógica em São Sebastião conta com 12 stands que promovem projetos sociais e educacionais, além dos trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias Municipais.

Os stands estão montados no Espaço de Eventos da Rua da Praia, e os professores que participam da Jornada Pedagógica podem conhecer e aderir a novas ideias que podem ser levadas às salas de aula. Um exemplo é o projeto Lion Quest, ofertado pelo Lions Clube. O programa implementado em mais de 50 países no mundo visa à prevenção do uso de drogas.

A presidente do Lions Clube, Isabel Cristina revelou que o programa será implantado na rede municipal de ensino. “Começa agora, neste segundo semestre com a Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo. Estamos animados, pois é um projeto que não envolve apenas os alunos, mas também insere a participação da família”, comentou .

Outro stand apresenta um trabalho ligado a Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desenvolvido entre as secretarias de Saúde e Educação, em que tem a participação de animais no processo educacional. A veterinária e chefe do CCZ, Alessandra Marinho, destacou que o Projeto Saúde do Saber objetiva trabalhar o professor na percepção de algumas necessidades dos alunos.

“Alguns alunos apresentam problemas de falta de atenção, ou mesmo autismo, em que o educador pode enxergar o animal com uma ferramenta pedagógica”, explica.

Há também o stand da Secretaria de Saúde (Sesau) em que é ofertada aos professores a vacinação contra a Influenza, e a Febre Amarela.

A Secretaria de Esportes apresenta o Projeto Xadrez Escolar, implantado nas escolas Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro e Iraydes Lobo Vianna do Rego, que usa o jogo do Xadrez como ferramenta pedagógica esportiva.

John Wills, que auxilia o projeto, explica que o projeto ajuda o desenvolvimento cognitivo e auxilia alunos com dificuldades de atenção. “O projeto começou ano passado com dois alunos e hoje, está em duas escolas. O Xadrez ajuda aqueles que tem dificuldades de concentração”, comentou ele, acrescentando que alunos de 6 a 14 anos já participam do projeto.

A 3ª edição da Jornada Pedagógica em São Sebastião termina nesta sexta-feira (27), e conta ainda com stands do Fundo Social, do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), da Secretaria do Desenvolvimento Social e Humano (Sedes), além de espaço de livros e brinquedos educativos.

As palestras da Jornada Pedagógica visam a capacitação dos profissionais de educação, além da programação contar com apresentações culturais durante a manhã e a tarde. A ação tem o objetivo de oferecer aos professores da rede e equipe gestora uma formação pedagógica, na qual acumulam conhecimentos diversos que se transformam em práticas bem sucedidas.

Foto: André Santos/PMSS

Comentários