Oficinas Culturais, Música e Festa Literária agitam a Casa Brasileira em Julho





Colagem, gravura, muita música e uma festa literária com grandes nomes da literatura infantil e juvenil são os destaques da programação de julho da Casa Brasileira, localizada na Rua da Praia de São Sebastião.

Todas as atividades serão realizadas em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), e nesta quarta-feira (11/07), às 14h, com cola, tesoura e muita criatividade, a artista plástica Agis Variani mostrará as infinitas possibilidades de composição artística, unindo texturas diversas e coloridas na oficina “A Arte do Papel no Papel”. A oficina, com inscrição antecipadas na Casa Brasileira, é dirigida a crianças e adultos e os participantes levam suas obras para casa.



Festa Literária

Cultura e diversão nas férias no litoral norte não param por aí.

A Casa Brasileira traz para São Sebastião a Festa Literária 2018, de 19 a 22 de julho, com apoio da Editora do Brasil, da FUNDASS, da Multimídia Painel de Led e do Hotel do Sol.

Com uma programação gratuita e aberta a todas as idades, a Festa Literária 2018 terá presença de escritores, poetas, contadores de histórias e artistas como: Ilan Brenman, Telma Guimarães, Penélope Martins, Marco Haurélio, Janaína de Figueiredo, Rudá Ventura, Aílton Guedes, Neide Palumbo, Alexandra Pericão, Tamara Castro, Josafá Filho e o grupo musical Maria Viola e Maria Pirueta.

Além dos grandes nomes da literatura nacional para palestras, lançamentos em primeira mão e sessões de autógrafos, a novidade da Festa Literária será a instalação de um Book Truck no calçadão da Rua da Praia, ao lado da Casa Brasileira. O Book Truck será um espaço aberto de atividades literárias e artísticas para crianças, jovens e adultos, com exposição, venda de livros, oficinas de contação de histórias, saraus de música infantil e conversa com autores.

Na área interna da Casa haverá encontros com escritores e sessões de autógrafos abertas ao público.

Quatro escritores programaram lançamentos inéditos durante a Festa Literária: Penélope Martins traz para lançamento e noite de autógrafos o livro Minha Vida Não É Cor-de-Rosa; Telma Guimarães apresenta a coletânea de 5 livros infantis A Grande Ideia | Bela Jogada! | O Som de Cada Um | Como É Que Se Diz? e Todo Mundo Junto; a antropóloga Janaína de Figueiredo lançará Nós do Axé, em tarde de autógrafos e bate papo, e o cordelista e escritor Marco Haurélio trará O Encontro da cidade criança com o sertão menino.

A Festa Literária 2018 terá também as oficinas Gesto e Poesia, com Josafá Filho, e Prática da Leitura e do Desenho em Família, com Janaína de Figueiredo. Contação de Histórias para a garotada e para os adultos ficará a cargo da criativa Cia. Mithos e do ator e contador de histórias Aílton Guedes. Uma Roda de Conversa sobre o Universo dos Contos Populares reunirá Marco Haurélio e Neide Palumbo e o Café e Literatura terá bate papo com Marco Haurélio, poesias com o jovem escritor Rudá Ventura e encontro com Ilan Brenman sobre o livro A Senhora Verdade e a Dona História.

A abertura oficial da Festa Literária está marcada para dia 19/07, quinta-feira, às 19h, na Casa Brasileira, com presença da escritora Penélope Martins e dos atores Josafá Filho e Aílton Guedes.

“A Festa Literária 2018 será um momento importante da programação da Casa Brasileira este ano e a ideia é colocar São Sebastião na rota dos grandes eventos da literatura nacional e internacional”, afirma Adriana Saldanha, gestora do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira. Adriana destaca a importância de mais um espaço de fomento às artes e de valorização da cultura brasileira. “Com atividades educacionais, artísticas, exposições, mostras culturais, rodas de conversa, gastronomia, memória preservada, encontros musicais e o Música na Sacada, a Casa Brasileira, inaugurada em dezembro de 2017, abriu as portas para a diversidade e a riqueza da nossa cultura”.



Sanfona, percussão, samba de raiz, reggae, rap e MPB na Casa Brasileira

Três encontros musicais estão programados para o mês das férias de inverno na Casa Brasileira.

Dia 12 de julho, às 20h, o encontro musical traz o fole da sanfoneira baiana Lívia Mattos e a percussão afiada da pernambucana Alessandra Leão. Lívia Mattos e Alessandra Leão são instrumentistas, cantoras e compositoras com trabalhos autorais. Nesse duo, buscam cruzar as suas referências, sotaques e sonoridades e mesclar o caos e a beleza das capitais Salvador e Recife.

Dia 14, sábado, às 20h, no show Encontros será a vez da cantora e sambista Adriana Moreira mostrar os sambas dos bambas acompanhada do violonista Leonardo Gomes. Adriana Moreira completa vinte anos de carreira e celebra o balaio

Comentários