“Anjos” do SAMU comemoram Dia do Socorrista




Hoje, dia 11 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Socorrista, uma data para lembrar a todos os profissionais que trabalham 24 horas por dia embaixo de sol ou chuva fazendo o melhor em prol da vida.

Em São Sebastião, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é uma ferramenta essencial à disposição da sociedade que tem como objetivo o atendimento rápido e eficiente às vítimas.

Ser um Socorrista de Emergência é ser um profissional da área médica habilitado e treinado para o socorro pré-hospitalar e o atendimento médico em locais e situações adversas.

Está é uma profissão que está muito além de ser detentor de conhecimentos técnicos científicos. Está intimamente voltado a lidar com os extremos, com momentos de grandes dores e dificuldades. É estar preparado para diante das maiores complexidades, ter equilíbrio para atuar e dar o melhor de si pelo outro.

“Nossos profissionais são excelentes no que fazem. Além do preparo prático-teórico, executam o cuidar com humanização e dedicação total. Merecem todo nosso reconhecimento. Tenho um grande orgulho de há oito anos fazer parte desta equipe”, disse a coordenadora do SAMU Litoral Norte, Dilmara Abreu.

Segundo ela, socorristas são todos os que trabalham no SAMU: motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. São 64 profissionais da área no município.

Para o socorrista Nataniel dos Santos, o técnico de enfermagem conhecido como Nati que trabalha há 15 anos com resgate, sendo oito anos no SAMU de São Sebastião, são muitos os atendimentos, mas sempre há os que marcam mais. “Este ano o que foi mais abençoado foi o atendimento a uma senhora de mais de 60 anos que teve um engasgo em uma padaria da região central. Ela chegou a ter uma parada cardiorrespiratória. A situação era muito grave e a gente conseguiu trazer ela de volta, o que nos deixou muito felizes”, contou.

Comentários