Prefeitura realiza ação preventiva em palmeira da Praça da Igreja Matriz





A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e da Defesa Civil Municipal realizaram na Praça da Igreja Matriz uma ação preventiva conjunta em uma das palmeiras imperiais de médio porte que está inclinada em direção à torre da igreja.

No local, a Defesa Civil com o auxílio de um caminhão cesto da SESEP, fez uma ancoragem na palmeira com o objetivo de evitar uma possível queda da árvore no patrimônio histórico.

Depois de feita e mantida a ancoragem as secretarias presentes e a Defesa Civil estudaram o melhor procedimento posterior a ser tomado e decidiram que em torno de 15 dias irão descalcetar o entorno da palmeira, fazer uma escavação na calçada, a partir disso abrir uma cova e constatar qual a situação da raiz da árvore.

Segundo a paisagista da SESEP, Raquel Damazio, a palmeira deverá ser colocada no lugar, para que fique ereta e depois de por volta de um mês que a ação for feita a condição da árvore será avaliada. Se a constatação for positiva, a árvore é mantida, se for negativa, a palmeira vai ser cortada e estará sendo providenciado o plantio de uma nova em seu lugar.

De acordo com o Chefe da Divisão Operacional da Defesa Civil, Wagner Barroso, a prevenção sempre é o melhor procedimento a ser tomado. “Em todas as ações da Defesa Civil a prevenção sempre é o melhor a se fazer, investindo em prevenção se gasta muito menos com recuperação, porque os impactos e a mitigação dos danos são menores. Então, é sempre bom trabalhar com prevenção”, completou Barroso.

Comentários