Prefeitura participa de reunião referente à criação da Brigada Municipal em São Sebastião







Representantes da Prefeitura de São Sebastião participaram na manhã desta quinta-feira (21/06) de mais uma reunião para a criação de uma Brigada Municipal na cidade. A reunião, realizada no Observatório Ambiental, localizado na Rua da Praia, reuniu responsáveis pelo Parque Estadual da Serra do Mar, Posto de Bombeiros de São Sebastião, Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) e a empresa PlantVerd.

O objetivo desta Brigada Municipal é que voluntários saibam atuar em casos de incêndios nas vegetações em áreas, consideradas de replantio, pelo Posto de Bombeiros.

Na reunião ficaram definidas as atribuições dos órgãos atores do projeto, Brigada Municipal, os interessados serão cadastrados pela Defesa Civil, após esse cadastro os voluntários receberão uma campanha de capacitação pelo corpo de bombeiros, organizado em oito horas aula, onde serão ministradas noções de primeiros socorros, comportamento do fogo em vegetação, noção do Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergências (SICOE) e demonstração do equipamento e sua utilização.

A partir do momento em que a brigada for formada ela atuará de forma conjunta com o corpo de bombeiros em ocorrências de incêndio em vegetações, onde houver interesse dos bombeiros. A brigada será inserida em um plano de chamada e deverá se dirigir ao local da ocorrência, onde serão distribuídos a ela os equipamentos de proteção e equipamentos de combate a incêndio, para que de forma coordenada pelos bombeiros, ela atue no combate a incêndios.

A próxima reunião para implantação da Brigada Municipal ficou agendada para daqui a 15 dias, em que a pauta será a formalização do programa, demais ações que visam à conscientização e a como será feita a compra de equipamentos de proteção individual e de combate a incêndios.

Segundo o tenente do Posto de Bombeiros de São Sebastião, André Smidi, o projeto nasceu do fato de que em São Sebastião todo ano há incêndios em grandes proporções. “A atuação contra os incêndios é espaçada e isolada, normalmente entra pelo 193, número dos bombeiros ou para a Defesa Civil e quando entra uma ocorrência maior, acabamos batendo cabeça porque não conseguimos controlar o incêndio, pelo fato de ser uma atuação que a gente precisa de bastante gente capacitada atuando em conjunto conosco”, disse ele.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) Leandro Saadi, comentou sobre o projeto. “São Sebastião durante décadas sofre com estiagem em áreas específicas e pela cidade ter uma geografia peculiar os bombeiros podem demorar a chegar, com a brigada teremos mais gente ajudando e trabalhando em conjunto”, comentou Saadi.

Serviço: Os interessados em serem voluntários da Brigada Municipal precisam ser maiores de 18 anos e devem entrar em contato com a Defesa Civil de São Sebastião pelo telefone, 3862-6840.



Fotos: André Santos/PMSS

Comentários