Prefeitura monitora espécie de ave migratória que está em São Sebastião







A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), juntamente com o projeto de pesquisa, monitoramento e conservação de aves aquáticas e marinhas e ambientes insulares do Estado de São Paulo (Projeto AVES AMAR), estão desenvolvendo ações conjuntas em prol da preservação das aves trinta-réis-de-bico-vermelho (Sternahirundinacea).

Todos os anos essas aves migratórias, ameaçadas de extinção, chegam ao município por volta dos meses de Abril e Maio, em São Sebastião eles colonizam ilhotas costeiras para construir ninhos, colocam seus ovos e criam seus filhotes, migrando novamente em Setembro e Outubro para o sul do continente.

Segundo a SEMAM, a alguns anos as aves escolheram o terminal aquaviário da Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), e este ano, também fizeram ninhos em embarcações fundeadas, no período que não estavam sendo utilizadas, no canal de São Sebastião.

Um proprietário de embarcação, Nelson Batista Ruiz, o “Thunder”, percebeu na semana passada a presença desses animais na sua balsa, imediatamente ele procurou a Secretaria de Meio Ambiente para saber como proceder. A equipe do Meio Ambiente e do Projeto AVES AMAR foi ao local na última sexta-feira (08/06) e constatou cerca de 20 ninhos que começaram a ser monitorados pela equipe de trabalho, com nascimentos previstos dentro de 15 dias.

A SEMAM informa que o ideal é que se espere que os filhotes nasçam e os pais cuidem até que eles estejam aptos para voar, aproximadamente em meados de agosto. Como se trata de uma espécie marinha considerada vulnerável à extinção, mesmo que apenas um ovo seja protegido, a contribuição é enorme para a conservação da espécie como um todo.

Ainda de acordo com a SEMAM, é importante ressaltar que a perturbação faz com que eles abandonem os ninhos, então o monitoramento é realizado por especialistas, com toda cautela necessária, e pede-se que mantenham distância dessas áreas e embarcações durante esse período.

A secretaria também diz que os interessados em observar as aves podem ir até a Rua da Praia, e indica que do mirante marítimo é possível visualizar os adultos se alimentando, sobrevoando o canal e em breve será possível observar os filhotes alçando vôo.

Comentários