Prefeitura intensifica ações contra febre amarela no Morro do Abrigo


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), foi notificada sobre a morte de um macaco no bairro Morro do Abrigo, na Costa Norte da cidade. Amostras do animal foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para identificação da causa da morte.

Nesta terça-feira (26/06), uma equipe da Unidade de Saúde Familiar (USF) do Morro do Abrigo está percorrendo o bairro, visitando e vacinando as pessoas que ainda não haviam se imunizado.

Segundo o chefe de Vigilância Epidemiológica, Maurílio Bianchi, a ação é preventiva, já que toda epizootia (doença que ocorre na comunidade animal) deve ter uma ação de bloqueio vacinal em decorrência da situação epidemiológica. “Essa ação é para prevenir, mas é de grande importância, pois tem objetivo de bloquear qualquer chance de pessoas adoecerem por febre amarela”, disse

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, o macaco vivia com uma família no morro do Abrigo e morreu no último final de semana.

Até o momento, 92% da população está imunizada contra a doença, mas a cidade já tem casos positivos em humanos e primatas, por isso as ações continuam em todo município.

O apelo é para que quem ainda não se vacinou, procure o quanto antes uma unidade de saúde para se proteger.

Foto: Divulgação

Comentários