Marinha do Brasil capacita servidores para fiscalizarem praias e atividades náuticas


Atendendo o plano de trabalho de convênio, a Marinha do Brasil, fiscais das Secretarias de Habitação e Regularização Fundiária, Meio Ambiente, Segurança Urbana, Fazenda, Educação, Esporte, Turismo e Assuntos Jurídicos, estão sendo capacitados através do curso “Qualificação de Fiscais Municipais”. A capacitação, realizada nesta semana integra o convênio firmado entre a Prefeitura de São Sebastião e a Marinha do Brasil.

As aulas, teóricas e práticas, estão sendo ministradas pelo capitão-tenente e assessor de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) da Capitania dos Portos de São Sebastião, Roberto Braz Ferreira, e tem como objetivo dar aos servidores poder de autoridade marítima e portuária, para fiscalizarem o tráfego de embarcações e equipamentos náuticos em geral, bem como outras irregularidades, além de poderem atuar, multar e apreender.

Para o coordenador de convênio da SEHAB, Rhodne Silva, o município está se preparando para crescer de forma ordenada. “O curso é uma medida preventiva e corretiva para que possamos receber os turistas e fomentar o turismo náutico com qualidade”, afirmou.

Segundo o capitão-tenente, Ferreira, a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. “O objetivo é reduzir as ocorrências de acidentes envolvendo banhistas, embarcações e equipamentos náuticos”, disse.

Na sexta-feira (29), os fiscais terão uma prova prática pela manhã e uma aula prática na parte da tarde para identificarem embarcações, onde devem conter nomenclaturas, números de inscrições, equipamentos de segurança entre outros.

Em agosto a capacitação será oferecida para uma segunda turma. Segundo a encarregada de Divisão da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), Janine Flausino, o curso teve que ser dividido em duas turmas para não comprometer o funcionamento das secretarias.

Fotos: Luciano Vieira/PMSS

Comentários