Gestores participam de formação sobre Base Nacional Comum Curricular




Diretores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram de uma formação promovida pela Secretaria da Educação (SEDUC) em parceria com a editora Moderna sobre a aprendizagem baseada em projetos aliada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro foi realizado na terça-feira (26/06) na Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (SAMPOC).

Segundo a palestrante e representante da equipe pedagógica da editora, Suelen Monteiro, o intuito é discutir como esse trabalho de projetos é possível dentro da abordagem da BNCC. "Hoje a gente tem a legislação, que é a base nacional comum, que é um documento que rege a educação brasileira. E a grande dúvida até dos educadores e dos gestores é como colocar isso em prática. Então a questão do projeto auxilia muito os gestores de modo geral a colocar isso em prática e a realizar esse trabalho dentro da escola.", salientou a palestrante.

A diretora pedagógica de SEDUC, Nívea Quisan, afirmou que com essa atualização para os gestores, busca-se assegurar que os alunos possam ter a garantia de formação integral, da educação infantil ao ensino fundamental. "Nós queremos atualizar os nossos professores sobre como está à construção dos currículos e as práticas pedagógicas que se pede dentro da proposta da BNCC.", ressaltou Nívea

Para Ana Paula Santos, diretora da EMEI Reino da Alegria, localizada na Topolândia, região central, a ideia de uma base pode e deve ajudar a qualificar a educação infantil, para que creches e pré-escolas atendam as necessidades de desenvolvimento de todas as crianças. “Refletir e revisar nossas práticas a partir também da escuta ativa e da compreensão das histórias de vida, das necessidades, dos anseios e dos jeitos de aprender de cada um dos nossos alunos será etapa fundamental na construção dos currículos nos municípios e, sobretudo, na revisão do nosso planejamento pedagógico e acompanhamento de seus resultados.”, disse a diretora.

Comentários