São Sebastião participa da Feira Avistar em São Paulo







A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Turismo (SETUR) está divulgando São Sebastião na Avistar, a maior feira de observação de aves (Birdwatchig) da América Latina, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio, no Instituto Butantan em São Paulo.

Estiveram presentes na feira o secretário da SEMAM, Leandro Saadi; o Chefe da Divisão de Fomento da SETUR, Jucilei Pereira; o biólogo Guilherme Bertuso, responsável pelo evento “Vem Passarinhar” em São Sebastião; e a bióloga do Instituto Argonautas, Juliana Saviolli, que irá ministrar na Feira uma palestra sobre as aves do arquipélago de Alcatrazes.

“São Sebastião está divulgando o município como atrativo para a observação de pássaros. Nossa cidade tem uma biodiversidade muito grande, além de ecossistemas singulares, como Alcatrazes e a APA Baleia-Sahy, locais diferenciados para o Birdwatching”, disse Saadi.

A APA Baleia Sahy é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, com gestão compartilhada do Instituto Conservação Costeira (ICC).

Já o arquipélago de Alcatrazes é uma reserva de vida silvestre que fica a cerca de 20 quilômetros da costa de São Sebastião. Trata-se da primeira reserva marinha de vida silvestre no país a ser aberta para a visitação pública.

“Ano passado participamos dessa mesma feira e foi um sucesso. O prefeito Felipe Augusto e a Secretária de Turismo Adriana Balbo estão atentos ao desenvolvimento de todos os segmentos do turismo”, contou Pereira, que salientou que São Sebastião participa da Feira Avistar vendendo o Circuito Litoral Norte (com Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela).



Passaporte Aves de São Paulo

Durante a Feira aconteceu o lançamento do “Passaporte Aves de São Paulo”, uma iniciativa conjunta da Fundação Florestal, do Instituto Butantan e da SAVE Brasil, para promover a observação de aves e o uso público nas Unidades de Conservação Estaduais. Acompanhando o programa “Vem Passarinhar” de observação de aves em unidades de conservação, o passaporte lista 11 parques, destacando suas aves e biodiversidade.

O passaporte foi lançado pelo secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani. “Cada Parque apresenta as cinco aves mais importantes de seu núcleo. Aí a pessoa vai visitando os locais e carimbando o passaporte”, explicou Saadi.

Comentários